As regiões Oeste, Sudoeste, Central, Norte e Norte Pioneiro do Paraná correm risco de sofrer com novos temporais na noite desta quarta-feira (9). O alerta foi dado pela Defesa Civil do Paraná. As chuvas e o vento forte que atingiram o estado entre a noite de segunda-feira (7) e a tarde de terça-feira (8) deixaram 122 pessoas desabrigadas, provocaram danos em 2.838 casas e afetaram mais de 17,7 mil moradores em 48 cidades, segundo dados da Defesa Civil.
"A orientação é para que as pessoas evitem sair às ruas durante o período de chuva, especialmente se for necessário passar próximo de barrancos onde exista o risco de haver deslizamentos de terra", explicou o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, ao site de notícias do governo estadual. A chuva na tarde desta quarta causou muitos estragos em Curitiba e região.
Na região metropolitana foi registrado deslizamento de terra em Rio Branco do Sul, destelhamentos em Fazenda Rio Grande e Campina Grande do Sul. Em Tijucas do Sul 163 casas foram destelhadas. Pontos de alagamento foram notificados em Pinhais e Colombo.
Interior
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a velocidade do vento chegou a 104 km/h no Sudoeste. No município de Pato Branco foram registrados cerca de 150 destelhamentos e mais de mil pessoas afetadas.
Segundo o Simepar, o tempo permanece instável no estado e há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada, de forma mais localizada. As chuvas acumuladas até terça-feira (8) na rede de estações do Instituto Tecnológico indicam que, em apenas oito dias, os valores já se aproximam da média histórica de precipitação mensal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora