O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos enviaram um alerta sobre chuvas fortes no Rio de Janeiro às 16h23 de terça-feira, mas o boletim foi ignorado pela Defesa Civil do estado. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio informou que seguiu a recomendação do Serviço de Meteorologia do Estado do Rio, que não previu os temporais.
O comunicado dos dois órgãos nacionais previa a ocorrência de chuva "moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas, das 15 horas de ontem até meia noite de sexta. "O aviso abrange o estado, especialmente a região serrana e a divisa com Minas, diz Marlene Leal, meteorologista do Inmet.
Em Nova Friburgo, foi registrado, das 9 horas de terça-feira até as 9 horas de ontem, um índice pluviométrico de 182,8 mm o índice esperado para janeiro inteiro era de 199 mm. As chuvas acumuladas na cidade são de 366,8 mm, 84% a mais do que a média do mês. Em Teresópolis, o volume de chuva registrado nas mesmas 24 horas chegou a 124,6 mm. Com isso, as chuvas acumuladas no mês chegaram a 219 mm. O esperado para o período fica entre 140 e 200 mm.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora