Em casos de temporais como os que atingem o estado de Santa Catarina, a Defesa Civil orienta que a população evite áreas com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, as pessoas devem evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Outra recomendação é evitar deslocamentos longos.

CARREGANDO :)

"Quem mora em áreas de risco deve sair de casa o mais rápido possível e procurar um local seguro, em caso de temporais. Para aqueles que não têm para onde ir, nossa orientação é entrar em contato com a Defesa Civil para que providenciemos um abrigo", afirma o cabo Nivaldo Rodolfo Vieira Filho, da Defesa Civil de Santa Catarina.

Outra preocupação da Defesa Civil é com as pontes, que podem ter a estrutura abalada pelas chuvas. "O trânsito em pontes, que ficaram alagadas pela chuva, mesmo após a diminuição do nível das águas, deve ser evitado", diz o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

Publicidade

Quem está sem energia elétrica deve evitar acender velas perto de cortinas e janelas abertas. O fogo deve ser apagado na hora de dormir e o gás de cozinha, desligado. Quem teve a residência danificada deve providenciar os reparos junto a pessoas especializadas, para evitar acidentes. Deslizamentos

Os moradores de áreas de risco devem estar atentos aos sinais de deslizamento, como ruídos estranhos, declínio de árvores, movimentação do solo ou rachaduras. Nos imóveis que ficaram alagados, não deve haver consumo dos alimentos que tiveram contato com a água.

Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município e o Corpo de Bombeiros. Afaste-se do local do deslizamento, porque poderá haver novas ocorrências.

"Se for possível levar bens ao sair da residência, não há problemas, mas ressaltamos que a vida humana merece sempre mais importância, então é fundamental deixar a área de risco rapidamente", diz Vieira Filho.

Veja também
  • Chega a 59 o número de mortos em Santa Catarina
  • Chuva leva três cidades do ES a decretar emergência
  • Paraná começa a arrecadar doações para desabrigados em SC
  • Chuva causa 20 pontos de alagamento em São Paulo
Publicidade