A Defesa Civil do Espírito Santo informou na noite de hoje (26) que o número de mortes por causa das chuvas chegou a 23, além das mais de 60 mil pessoas que tiveram que sair de suas casas.
Mais cedo, o órgão chegou a afirmar que os mortos já somavam 27, mas depois se corrigiu, atribuindo o problema à dificuldade de comunicação com autoridades nas cidades do interior do Estado.
Das 78 cidades capixabas, 52 foram afetadas pela chuva. No total, mais de 60 mil pessoas estão fora de casa. Desse total, 5.689 foram levadas para abrigos e 55.690 foram para casas de parentes e amigos.
Diante do grande volume de doações para vítimas da chuva, o governo do Espírito Santo precisou suspender por 48 horas o recebimento de alimentos, roupas e outros itens no maior ponto de coleta de materiais, a praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
A quantidade doada impressiona até a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos: calcula-se 3 mil toneladas de itens. São na maioria alimentos, roupas e calçados, mas é possível encontrar até fogão e geladeira.
O Exército no Rio de Janeiro enviou 170 homens para o Espírito Santo no trabalho de resgate às vítimas com as fortes chuvas deste dezembro. Os militares chegaram ao Estado às 23h desta quarta-feira (25). Permanecem na Grande Vitória 40, enquanto outros 130 seguiram para a região de Colatina.
Além do Exército, o Espírito Santo também recebeu nesta quarta 24 integrantes do Corpo de Bombeiros do Rio, que são especialistas em atuar em desastres naturais.
Confira os nomes dos 23 mortos no Espírito Santo, segundo nota da Defesa Civil do Estado.
BAIXO GUANDU
- Tatiane Lelis, 15, soterramento- Leonides Aparecida Dias Rodrigues, 40, afogamento- Sidnei Kruguer
BARRA DE SÃO FRANCISCO
- José Carlos Oliveira, 47- Mik Junior Imbuaba, 16, afogamento- Óbito confirmado e sem identificação- Óbito confirmado e sem identificação
COLATINA
- André Luiz Ribeiro, 40, soterramento- Berenice Bueno dos Reis, soterramento- Carolaine Costa Gomes, 7- Ana Carolina Casta, 9- Regiane Pereira Rocha, 35, soterramento- Wilian Belarmelia, soterramento- Lucineia Suzarte, 30- Larissa Suzarte Oliveira, 9
DOMINGOS MARTINS
- Julio César Santos Boning, 22, soterramento
ITAGUAÇU
- Odilha Marcelino Borges, 72, soterramento- Claudine Paixão, 20, soterramento- João Pedro Paixão, 1, soterramento- Nezinaldo Valti, 45, eletrocutado- Helena Damasceno Passamani, 59, afogamento- Maria da Penha Silva, 57, soterramento
NOVA VENÉCIA
- Eugênio Azevedo Cesana, 63, afogamento
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora