Brasília – O ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) foi confirmado como novo ministro dos Transportes. Ele reassume o ministério, que já havia comandado no primeiro mandato do presidente Lula, na sexta-feira.

CARREGANDO :)

Neste mesmo dia, o presidente Lula também dará posse a Marta Suplicy, no Ministério do Turismo, e a Walfrido dos Mares Guia, no Ministério de Relações Institucionais.

A bancada do PR na Câmara ameaçou desistir do Ministério dos Transportes depois que Lula decidiu tirar da pasta a administração sobre os portos brasileiros. O presidente está disposto a nomear o ex-ministro da Integração Nacional Pedro Britto para a Secretaria de Portos para acomodar o PSB no primeiro escalão.

Publicidade

O PSB perdeu o Ministério da Integração para o PMDB na montagem da equipe de Lula do segundo mandato.

O principal impasse de Lula na reforma ministerial, no entanto, permanece em aberto. O presidente ainda não encontrou um substituto para o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, que vai deixar o cargo por motivos pessoais.

Furlan tem pressa para sair do governo, mas Lula vem pedindo ao ministro que permaneça no cargo até encontrar seu substituto.

O chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse que o presidente tentará definir até sexta-feira um substituto para Furlan.

Carvalho disse que a tendência do presidente não é encontrar uma "solução caseira" para a vaga – sinalizando que Lula deve convidar um empresário ou executivo de fora do governo para o cargo.

Publicidade

O presidente estaria em busca de um nome com perfil semelhante ao de Furlan, com trânsito no mercado econômico e hábil para negociações externas.

Nos últimos dias começou a ganhar força a indicação do consultor de empresas Antoninho Marmo Trevisan para o cargo.