• Carregando...

Registro de furtos por dia, antes da análise da polícia

Sábado (4) - 3 registros

Domingo (5) - 22 registros

Segunda-feira (6) – 93 registros

Terça-feira (7) – 62 registros

Quarta-feira (8) – 59 registros

Quinta-feira (9) – 89 registros

Total de 238 registros

Registros de furto confirmados por dia pela polícia

Sábado (4) - 1 registro

Domingo (5) - 9 registros

Segunda-feira (6) – 31 registros

Terça-feira (7) – 33 registros

Quarta-feira (8) – 29 registros

Quinta-feira (9) – 28 registros

Total de 131 registros

A Delegacia Eletrônica do Paraná recebeu 328 boletins de ocorrência de todo o estado nos primeiros seis dias de operação do serviço de registro de furtos pela internet. Do total, no entanto, apenas 131 casos foram confirmados como furto pela polícia. Segundo o delegado Eduardo Marcelo Castella, a diferença dos números deve-se à dificuldade de alguns usuários, que podem confundir furto com roubo, que é quando há ameaça ou violência contra a vítima, ou com o extravio de documentos.

Todo registro do site é verificado e, quando não confirmado como furto, a delegacia entra em contato com o usuário. "Nós entramos em contato com a pessoa, por e-mail ou telefone, para informar por que o boletim de ocorrência dela não foi confirmado", afirmou Castella. Casos de roubos ainda devem ser relatados pessoalmente na delegacia especializada.

Apesar de mais da metade dos registros não ser confirmada, o delegado afirma que os registros errados não chegam a interferir no trabalho da delegacia. "Toma um pouco mais de tempo, porque temos que entrar em contato com as pessoas, mas não atrapalha, pois analisamos todos os boletins de qualquer forma", disse.

Entre os 131 furtos confirmados, o dia que mais teve ocorrências foi terça-feira (7), com 33 casos. No sábado, primeiro dia de funcionamento, houve apenas um registro. Segundo Castella, isso não significa que os crimes aconteçam mais no meio da semana. "Muitas pessoas são vítimas de furto nos fins de semana, mas só dão falta de um documento ou objeto quando precisam, durante a semana."

O delegado Guilherme Rangel, da Delegacia de Furtos e Roubos, aprova o sistema. "É mais uma ferramenta que facilita a confecção do boletim de ocorrência, de maneira que a polícia tenha ciência dos furtos ocorridos e detalhes da conduta do criminoso, tais como locais mais visados, horários e modo de operação", disse. Todos os boletins feitos pela internet são encaminhados eletronicamente para a delegacia do bairro onde o crime foi registrado. O processo é imediato, conforme informou Castella.

Delegacia Eletrônica

A Delegacia Eletrônica do Paraná foi inaugurada no dia 1º de setembro de 2011. O sistema foi desenvolvido por técnicos da área de segurança em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Segundo a Polícia Civil, o número de solicitações de BOs e denúncias pela ferramenta fica em torno de 400 por dia.

Inicialmente, o sistema recebia apenas boletins de extravio de documentos e denúncias. Existe a previsão de que, até o fim do ano, seja implantado um sistema que permita também a comunicação sobre o desaparecimento de adultos e crianças, que, segundo Castella, vai envolver o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) e a Delegacia de Buscas e Capturas.

Serviço

Boletins de ocorrência de furto, extravio de documentos, extravio ou furto de placa de veículo e denúncias podem ser feitos no site da Delegacia Eletrônica do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]