O Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol) estima que pelo menos 15 mil presos ainda estão em delegacias no estado. Pelo menos 3 mil estariam em delegacias da região metropolitana de Curitiba (RMC) e no Litoral do estado inclusive na delegacia de Paranaguá, que no mês passado tinha 216 presos no espaço destinado a 27. "A solução seria construir no estado três instituições para prisão provisória, com 5 mil vagas cada", afirma o presidente do Sinclapol, André Gutierrez. Ele avalia que as unidades de prisão provisória disponíveis na RMC (o CT 1, em Piraquara, e o CT 2, no centro de Curitiba) não são suficientes. "A criminalidade aumenta, não há recuperação nem ressocialização. Não há atividades para remir as penas dos presos. Nas delegacias é ainda pior, o preso fica desamparado, sem as benesses que a lei prevê em relação à pena. E os policiais ficam em desvio de função."
Gutierrez diz que a situação nas delegacias da RMC ainda é crítica. "As delegacias estão cheias no Alto Maracanã, em Colombo, Mandirituba, Araucária, Bocaiúva do Sul. Em Almirante Tamandaré teve até morte no ano passado, durante uma fuga", afirma. "Em Curitiba, apesar de terem esvaziado algumas delegacias, outras ainda estão cheias. A Delegacia de Furtos e Roubos já está com quase 40 presos. Preso não tem de ficar em delegacia, a lei é clara quando diz que preso só fica em delegacia quando é de interesse da investigação. Terminou a investigação, ele tem de ir para a prisão provisória."
Em Londrina, a situação de três unidades também é crítica, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), Ademilson Batista. "Ainda tem três delegacias com presos na cidade. E estão superlotadas", diz Batista.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião