• Carregando...

Brasília – Os dois principais partidos de oposição, DEM e PSDB, prometem apresentar relatórios alternativos ao produzido por Marco Maia. Na semana passada, as legendas conseguiram a prorrogação da comissão, que deveria acabar amanhã, até sexta-feira. Ambos os trabalhos devem focar a necessidade de indiciamento de todos os diretores da Anac.

O deputado federal Vic Pires (DEM-PA), que chegou a bater boca com Maia na semana passada, afirma que o relator foi de "uma frouxidão sem tamanho". Ele se refere ao fato de que o petista chegou a anunciar o indiciamento pelo menos de Denise Abreu, uma das diretoras da agência que já estão afastadas do cargo. "Depois de um ano de crise, dois acidentes, centenas de mortes, como é que ele (Maia) consegue indiciar apenas cinco controladores de vôo?", questiona o oposicionista.

Segundo ele, o relatório do DEM ainda não está pronto. A idéia de produzi-lo surgiu na semana passada. "Vamos expor o que realmente aconteceu neste Brasil, colocando os pingos nos is. Mostraremos os culpados, os responsáveis por essa crise, um por um."

A idéia de expor uma conclusão diferente dos trabalhos é mais antiga entre os tucanos. O deputado paranaense Gustavo Fruet (PSDB) explica que a intenção será mostrar as falhas de gestão não apenas da Anac, mas também da Infraero e do Ministério da Defesa. "Tentamos fazer a nossa parte durante a CPI, mas nossos requerimentos de informação sobre aplicação de recursos do governo foram sempre barrados", conta.

Falta de interesse

Fruet também cobra a falta de interesse do governo federal em tentar ouvir os pilotos norte-americanos do jato Legacy. "Como é que o ministro da Justiça (Tarso Genro) vai para Mônaco pedir a extradição do Salvatore Cacciola e deixa de viajar para os Estados Unidos para cobrar o depoimento dos pilotos? Só isso já mostra contradição." (AG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]