O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) tem emitido um alerta para os motoristas: descartem o e-mail com a comunicação da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. Essa notificação nunca é encaminhada por correio eletrônico.
O aviso da autarquia chega logo após uma série de denúncias de usuários que receberam essa comunicação. O Detran informa que se trata de uma fraude e de um vírus. Os e-mails têm o título “Detran informa” e especificam a numeração de um processo administrativo que é falso.
“Estes avisos não são oficiais. As notificações de infrações só chegam aos condutores via Correios. Além de conter informações falsas, esses e-mails representam riscos pois solicitam que o usuário acesse um link ou baixe algum tipo de arquivo para, supostamente, regularizar a situação. Isso permite que dados cadastrais e bancários fiquem expostos aos criminosos da internet”, alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Alguns e-mails têm informado que os condutores ultrapassaram 87 pontos na CNH e oferecem links para o motorista normatizar a situação. Outros também contêm arquivos para download. O órgão informa que é fundamental que o usuário que receber esse e-mail entre em contato por telefone ou pelo site oficial para esclarecer as dúvidas. O Detran também pede para que estas mensagens não sejam repassadas.
Suspensão da CNH
A CNH é suspensa quando o infrator atinge 20 pontos no período de 12 meses. Após a notificação, recebida sempre via correio físico, o condutor infrator deve entregar a carteira na unidade mais próxima de sua residência. A partir desta entrega inicia a contagem do prazo de suspensão. A duração da penalidade vai de um mês (prazo mínimo) a um ano (punição máxima).
Em seguida, o infrator deve começar o processo de reciclagem e, somente após o pagamento da guia nos bancos credenciados pelo Detran, os módulos poderão ser agendados via internet.