O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) transferiu 25 presos de Pernambuco, considerados de alta periculosidade, para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Oeste do Paraná, no último domingo (5). A operação contou com o apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo o Ministério da Justiça, no mesmo dia, 15 detentos de Pernambuco e um do Rio Grande do Norte foram retirados da unidade paranaense. De acordo com o Depen, eles esgotaram o prazo de permanência no Sistema Penitenciário Federal e voltaram para seus estados de origem.
A Penitenciária Federal de Catanduvas abriga, atualmente, 124 presos. A unidade de Campo Grande tem 113 presos, entre eles, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, Marcinho VP e Elias Maluco.
O Depen já concluiu as unidades de Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), ampliando a capacidade de custódia para 1.040 presos. Apesar disso, o departamento espera a realização de concurso público para a contratação de servidores. Em 2010 deve ser concluída a obra da quinta penitenciária federal, no Distrito Federal.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora