O desenvolvimento normal dos pulmões nos primeiros anos de vida, e até os 40 anos, é tão importante para evitar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) como não fumar. A conclusão é de uma pesquisa realizada por médicos do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, e foi publicada pela revista New England Journal of Medicine.
O estudo demonstra que o desenvolvimento pulmonar anormal antes dos 40 anos predispõe o desenvolvimento, 20 anos mais tarde, da DPOC. Essa doença era considerava até agora como uma patologia autoinflingida pelo tabagismo. Ao todo, cerca de 25 mil pessoas foram monitoradas e suas condições respiratórias avaliadas por 30 anos.
Os participantes foram classificados a partir de sua capacidade pulmonar antes dos 40 anos, medindo a quantidade de ar que podiam exalar e a presença ou ausência de DPOC no último exame do estudo.
Entre as pessoas que no início do estudo apresentavam boa função pulmonar, apenas 7% desenvolveram DPOC depois de 22 anos, enquanto 26% dos participantes com função pulmonar deteriorada antes dos 40 anos tinham adquirido DPOC após a pesquisa.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião