Os desfiles dos blocos e das escolas de samba em Curitiba movimentam a região central da cidade na noite deste sábado (6). A organização do evento estima que 20 mil pessoas devam comparecer ao evento ao longo da noite e da madrugada. Segundo a prefeitura da capital, com o público desta noite, a programação carnavalesca e de pré-carnaval de Curitiba em 2016 já atraiu 200 mil foliões. De acordo com a PM, até as 22h20, havia 15 mil pessoas na Avenida Marechal Deodoro. Outros 4 mil foliões curtiram o Rock Carnival.
Os festejos deste sábado, na Avenida Marechal Deodoro, começaram com o desfile dos blocos da cidade. Ao todo, cinco grupos passaram pela passarela entre 18h20 e 19h45, com enredos que variaram desde uma homenagem à dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (com o tradicional Rancho das Flores) até uma retomada dos episódios do dia 29 de abril (com o bloco Derrepent). Na data, que entrou para a história da política paranaense, mais de 200 pessoas foram feridas por tropas policiais durante um protesto organizado por professores da rede estadual de ensino.
- Avenida Marechal Deodoro recebe blocos e escolas de samba nesta noite
- Por que a Páscoa e o carnaval mudam de data todo ano?
- Carnaval: confira a agenda completa de festas no Litoral do Paraná
- Abre e fecha: confira horários de bancos, shoppings e serviços públicos em Curitiba no carnaval
- Confira a programação de carnaval em Curitiba
Durante o desfile do Rancho das Flores, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), foi até à avenida para cumprimentar os foliões. Ele também cumprimentou os garis que fazem a limpeza da passarela. “Empolgante e emocionante”, foi como definiu o desfile. “Está tudo em ordem. E deu tudo tão certo que até a chuva deu uma trégua depois de anos”, comentou. Ele ainda posou para fotos com o cortejo real – o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e as princesas.
Escolas
A primeira escola de samba a entrar na avenida na noite deste sábado foi a Império Real de Colombo, que trouxe o samba-enredo “Muito prazer, eu sou o povão”. Assim como a Imperatriz da Liberdade, a escola é do grupo de acesso e briga por uma das cinco vagas no grupo especial no próximo ano. As apresentações do grupo especial das escolas de Curitiba e região metropolitana deveriam acontecer a partir das 23h45.
Neste domingo (7), ocorre a apuração das notas do desfile. O encontro está marcado para as 15 horas, no Memorial de Curitiba.
Consolidado
Avaliando todos os eventos carnavalescos ocorridos em Curitiba até este sábado, o secretário de Cultura de Curitiba, Marcos Cordioli, disse que a prefeitura conseguiu encontrar uma forma adequada para os festejos da época, que, ano após ano, tem atraído mais pessoas para as ruas da capital.
Segundo ele, a organização “eficiente” e a “programação variada” – que inclui eventos de públicos distintos, como o Rock Carnival, o Zombie Walk e o Carnaval Gospel – já se tornaram referência e entraram de vez para o calendário dos curitibanos.
“Eu acho mesmo que o curitibano apoia os eventos de rua. É um modelo que fechou e que tem atraído muito público”, disse. Ele ressaltou que, diferentemente das festas em outras cidades, em Curitiba, o modelo de organização pós-evento é rápido, até mesmo pela colaboração do próprio público.
Este ano, guardas municipais e a Polícia Militar (PM) se distribuíram por toda a área do evento.Apesar do efetivo reforçado, a assessoria de imprensa da PM não informou a quantidade de policiais destacados para o desfile.
De acordo com o tenente coronel da PM Antonio Zanatta, nenhuma ocorrência foi atendida pela PM até por volta das 20h30.