Os desfiles dos blocos e das escolas de samba em Curitiba movimentam a região central da cidade na noite deste sábado (6). A organização do evento estima que 20 mil pessoas devam comparecer ao evento ao longo da noite e da madrugada. Segundo a prefeitura da capital, com o público desta noite, a programação carnavalesca e de pré-carnaval de Curitiba em 2016 já atraiu 200 mil foliões. De acordo com a PM, até as 22h20, havia 15 mil pessoas na Avenida Marechal Deodoro. Outros 4 mil foliões curtiram o Rock Carnival.
GALERIA: Confira as fotos do carnaval de Curitiba
Os festejos deste sábado, na Avenida Marechal Deodoro, começaram com o desfile dos blocos da cidade. Ao todo, cinco grupos passaram pela passarela entre 18h20 e 19h45, com enredos que variaram desde uma homenagem à dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (com o tradicional Rancho das Flores) até uma retomada dos episódios do dia 29 de abril (com o bloco Derrepent). Na data, que entrou para a história da política paranaense, mais de 200 pessoas foram feridas por tropas policiais durante um protesto organizado por professores da rede estadual de ensino.
Protesto
Um pequeno protesto, sem tumulto, foi feito durante a presença de Fruet na avenida. Cinco participantes do Movimento dos Usuários de Transporte Coletivo abriram uma faixa próximo ao local onde estava o prefeito. “Fui roubado: andei de ônibus”, estava escrito na faixa. Segundo Marcelo Júnior, um dos integrantes do movimento, o protesto foi organizado “em cima da hora” e sem alarde, para que não houvesse nenhuma tentativa de barrar a entrada do grupo. “A gente sabia que ele iria estar aqui. E viemos mesmo para chamar a atenção dele”, afirmou.
- Avenida Marechal Deodoro recebe blocos e escolas de samba nesta noite
- Por que a Páscoa e o carnaval mudam de data todo ano?
- Carnaval: confira a agenda completa de festas no Litoral do Paraná
- Abre e fecha: confira horários de bancos, shoppings e serviços públicos em Curitiba no carnaval
- Confira a programação de carnaval em Curitiba
Durante o desfile do Rancho das Flores, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), foi até à avenida para cumprimentar os foliões. Ele também cumprimentou os garis que fazem a limpeza da passarela. “Empolgante e emocionante”, foi como definiu o desfile. “Está tudo em ordem. E deu tudo tão certo que até a chuva deu uma trégua depois de anos”, comentou. Ele ainda posou para fotos com o cortejo real – o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e as princesas.
Escolas
A primeira escola de samba a entrar na avenida na noite deste sábado foi a Império Real de Colombo, que trouxe o samba-enredo “Muito prazer, eu sou o povão”. Assim como a Imperatriz da Liberdade, a escola é do grupo de acesso e briga por uma das cinco vagas no grupo especial no próximo ano. As apresentações do grupo especial das escolas de Curitiba e região metropolitana deveriam acontecer a partir das 23h45.
Neste domingo (7), ocorre a apuração das notas do desfile. O encontro está marcado para as 15 horas, no Memorial de Curitiba.
Consolidado
Avaliando todos os eventos carnavalescos ocorridos em Curitiba até este sábado, o secretário de Cultura de Curitiba, Marcos Cordioli, disse que a prefeitura conseguiu encontrar uma forma adequada para os festejos da época, que, ano após ano, tem atraído mais pessoas para as ruas da capital.
Segundo ele, a organização “eficiente” e a “programação variada” – que inclui eventos de públicos distintos, como o Rock Carnival, o Zombie Walk e o Carnaval Gospel – já se tornaram referência e entraram de vez para o calendário dos curitibanos.
“Eu acho mesmo que o curitibano apoia os eventos de rua. É um modelo que fechou e que tem atraído muito público”, disse. Ele ressaltou que, diferentemente das festas em outras cidades, em Curitiba, o modelo de organização pós-evento é rápido, até mesmo pela colaboração do próprio público.
Este ano, guardas municipais e a Polícia Militar (PM) se distribuíram por toda a área do evento.Apesar do efetivo reforçado, a assessoria de imprensa da PM não informou a quantidade de policiais destacados para o desfile.
De acordo com o tenente coronel da PM Antonio Zanatta, nenhuma ocorrência foi atendida pela PM até por volta das 20h30.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião