Curitiba – Um desligamento de energia elétrica no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo 2 (Cindacta 2), em Curitiba, provocou pequenos atrasos em vôos programados para o início da tarde de ontem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

CARREGANDO :)

Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, o desligamento foi programado para que tivesse início o processo de modernização nos equipamentos do Cindacta 2, responsável pelo controle do tráfego aéreo nas regiões Sul e Sudeste e parte do Centro-Oeste. A informação foi repassada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que não informou o número de vôos prejudicados.

Segundo o órgão, os atrasos "não foram significativos." A Infraero, empresa que administra os principais aeroportos brasileiros, não se posicionou sobre o assunto. Sem energia elétrica, os vôos passaram a ser controlados de maneira convencional (sem radar), entre 12 e 13 horas de ontem. Com a operação convencional, o intervalo entre pousos e decolagens passa a ser de no mínimo 30 minutos, o que acaba provocando atrasos.

Publicidade

Por meio de nota oficial, emitida no fim da tarde, a Anac informou que houve poucos atrasos ontem em todo o país. No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), havia três chegadas com atraso superior a uma hora e outras três com atrasos menores. Um pouso foi cancelado. Um vôo que partiria às 7h30 para Maceió (AL) foi remarcado para as 15h30. Já no Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, os atrasos eram de 15 minutos, de acordo com a Anac.