- Deslizamento de terra interdita seis apartamentos de conjunto habitacional
- Queda de barreira interdita BR-476 em Tunas do Paraná
- Defesa Civil distribui 40 mil m² de lonas para atingidos pela chuva em SC
- Número de municípios do PR afetados pelas chuvas desta semana sobe para 27
- Encontrado o corpo de terceira vítima das enchentes no Rio Grande do Sul
- Defesa Civil confirma mais duas mortes em Santa Catarina
O último levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná informa que as chuvas e ventos fortes de domingo e segunda-feira (27 e 28) atingiram 29 cidades paranaenses. Foram registradas 77 ocorrências de eventos naturais durante o mês de setembro.
De todos os municípios afetados, dez decretaram situação de emergência: Bituruna, General Carneiro (Sul), Marmeleiro, Pinhal de São Bento, Pranchita, Renascença, Santo Antonio do Sudoeste (Sudoeste) e Prudentópolis (Centro-Sul) (afetados nos dias 7 e 8 de setembro), Umuarama e Moreira Sales (Noroeste) (afetados no dia 23 de setembro).
Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira (1.º), duas mortes provocadas pela chuva. Ao todo, o órgão registrou três óbitos nos últimos dias no estado. A primeira vítima é um homem de 30 anos, que atravessava uma ponte alagada e foi arrastado pela correnteza, em Campo Belo do Sul (SC).
Em Mafra (SC), um homem de 52 anos realizava manutenção na tubulação de água de sua residência, próximo a um córrego, quando foi arrastado e morreu afogado, nesta quarta-feira (30). O corpo foi encontrado nesta quinta-feira por familiares. Em Blumenau, uma mulher de 56 anos, que cuidava da criação de animais que possuía em um rancho, foi arrastada para o açude. O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local, mas ainda não confirmou a causa da morte, se por afogamento ou choque elétrico, já que havia fiação elétrica no local. Áreas de risco
Em Ilhota (SC), treze famílias estão sendo retiradas das áreas de risco. Equipes de geólogos, enviados pelo governo estadual estiveram na região para análise do solo e fizeram as recomendações para a retirada dos moradores.
A Defesa Civil voltou a alertar a população para o risco de novos alagamentos e deslizamentos nos municípios afetados pelas chuvas. A recomendação é de não transitar em áreas alagadas. Situação de emergência
A pior situação ainda é de Santa Catarina. No estado, 50 cidades decretaram situação de emergência desde o fim de semana passado, de acordo com a Defesa Civil. Cem mil pessoas foram atingidas. No Rio Grande do Sul, em todo o mês de setembro, mais de 195 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado e 24 cidades continuam em situação de emergência, de acordo com o órgão.