Atualizado em 02/10/2006, às 15h47
Dez presos fugiram da delegacia de Barbosa Ferraz, região Noroeste do Paraná, na noite deste domingo. Por volta das 19h, os presos aproveitaram que não havia ninguém na delegacia e cerraram barras de ferro que davam acesso ao telhado e fugiram. Dois dos fugitivos já foram recapturados.
De acordo com o delegado Juarez Dias, responsável pela delegacia, a falta de efetivo deixa a situação precária na região. "A fuga aconteceu na hora da apuração dos votos e no meio de uma chuvarada enorme. Na hora não tinha ninguém na delegacia e eu passava por aqui de tempos em tempos. Numa hora dessas eles fugiram", disse o delegado.
Um dos presos, Cláudio Ratz (acusado de tráfico), quebrou a perna ao tentar saltar do telhado. "Na volta do hospital localizamos o José Carlos da Luz, que também é perigoso e acusado de homicídio". Continuam foragidos Sidnei Martins de Souza (homicídio), José Luiz Pereira Filho (latrocínio), Baianinho (homicídio), Valdivino Peçanha (homicídio), Daniel de Andrade (roubo, assalto e homicídio), Sidnei Correia Rocha (roubo), Valdecir Batista de Souza (atentado ao pudor) e Ademir José Pires (roubo).
Diligências estão sendo feitas à medida do possível. "Nós, ou melhor, eu faço uma diligência vez ou outra, mas conto sempre com a ajuda da PM. Já fomos até a casa de amigos e parentes (dos fugitivos), mas até agora não encontramos mais ninguém".
O delegado reclama dos problemas de segurança da região. "É pouca gente na segurança. Já fiz ofício pra tudo quanto é lado e ainda não consegui resolver o problema. Um dos criminosos mais perigosos até ia ser transferido para Apucarana, mas na hora não deu certo também", explicou Dias.
Ao todo 23 presos estavam na delegacia no momento da fuga.