O frio fora de época desse dezembro em Curitiba está fazendo história. A última segunda-feira (5) registrou a menor temperatura no mês na capital desde 2010: 10° C, entre japonas e galochas. Há seis anos, a capital mais fria do país amanheceu sob 9,7° C. Já os 11° C da quinta-feira (15), anotados em torno das 22h, foram o segundo registro mais frio de dezembro deste período, de acordo com o Simepar.
A média de máximas e mínimas de dezembro deste ano também assusta: 19° C, valor menor do que o registro mínimo médio para o mês, de dezembro de 2005, de 19,4° C. Esse dado ainda é parcial e pode mudar se o verão começar a dar as caras nos próximos dias. E o frio não é só na capital: em São Mateus do Sul, no Sul do estado, a temperatura mínima alcançou 6,8° C nesta sexta-feira (16).
A manhã desta sexta-feira (16) também começou gelada: 11,4° C, às 2h. Essa temperatura é igual a mínima registrada na cidade em dezembro de 2011. Em 2015, o mês também começou gelado: fez 13,4° C, no dia 1º. A véspera de Natal de 2014 foi a data mais gelada daquele mês: 13,2º C. Nos anos anteriores, as mínimas registradas no mês foram de 14,1º C em 2013, 15,5º C em 2012 e 11,4º C em 2011.
Foi em 2010, de acordo com os números constatados pelas estações meteorológicas, a temperatura chegou a cair a 9,7° C, menor registro histórico para o mês em que o verão aparece.
Segundo o Simepar, uma massa de ar frio e seco chegou ao Sul do país nessa reta final de semana, o que tem provocado essa onda de frio. Curitiba também está sendo impactada pelos ventos que sopram do oceano em direção ao continente e que transportam, além de umidade, ar gelado, por isso houve incidência de nebulosidade nos últimos dias.
São Paulo congelante
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo também encarou nesta quinta-feira (16) uma onda de frio surpreendente, com 15,1° C. Foi o menor registro para o mês de dezembro desde 13 de dezembro de 2007.
Verão cancelado
Curitiba e o Litoral do Paraná terão um verão com temperaturas bem mais modestas em 2016, e, ainda por cima, marcado por um significativo aumento no volume de chuvas, de acordo com o Climatempo. A previsão de um verão mais “murcho” se baseia na atuação da La Niña, que despacha frentes frias pela América do Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a média da temperatura máxima em Curitiba varia entre 25,4° C e 25,8° C entre os meses de dezembro e fevereiro.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora