O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira, aumenta ainda mais a movimentação em Paranaguá, litoral paranaense. A data também marca o dia de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná. Desde o dia 4 de novembro é celebrada em Paranaguá a festa em homenagem a Nossa Senhora do Rocio, no Santuário Estadual.
Os padres esperam receber mais de 100 mil romeiros nesta quarta. A programação deste dia 15 conta com artistas e religiosos como Dom Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro/SP, a dupla Rio Negro e Solimões, e a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rocio, momento que em 2005 reuniu mais de 50 mil pessoas.
A quarta-feira começou com missas às 7 horas, às 8h30 e a missa solene às 10 horas, com Dom Fernando Figueiredo, que será transmitida pela TV Paraná Educativa. A programação segue com missas ao meio-dia, às 13h30 e às 15 horas. Às 16 horas será realizada a procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio, e à noite, às 22 horas, haverá o show com a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões, no palco montado na Praça do Santuário.
O evento segue até o dia 19 (domingo) e conta com uma programação diária de missas em diversos horários e barracas de alimentos, roupas e artesanatos. Shows com artistas locais e nacionais acontecem durante o fim de semana no palco central da cidade. Neste sábado (11), se apresenta a banda Relespública e no domingo(12) é a vez dos Nativos. História
O culto brasileiro à Nossa Senhora do Rocio nasceu no Litoral do Paraná, em 1648. A antiga tradição revela que a imagem milagrosa apareceu ao pescador chamado Pai Berê. Era uma escultura em estilo barroco, que passou a ser venerada pelos pescadores locais.
Nossa Senhora do Rocio foi declarada padoroeira do Paraná em 20 de julho de 1977.