Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde e bem-estar

Dia do Desafio fez com que 4.978.529 paranaenses praticassem atividades físicas

O Dia do Desafio fez com que 4.978.529 paranaenses (51,68% da população) praticassem atividades físicas na quarta-feira (25). A meta do estado era mobilizar 4,8 milhões de pessoas. A campanha ocorreu em 22 países da América do Sul, Central e do Norte e o objetivo era incentivar a prática regular de atividade física em benefício da saúde e bem-estar.

O desafio consiste na disputa entre duas cidades de países diferentes, as quais devem fazer com que o maior número de pessoas pratique exercícios e registre a participação.

Dos 399 municípios do estado, 348 estavam inscritos para o desafio e 345 efetivamente participaram. O evento no estado foi organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) do Paraná em parceria com as prefeituras.

A desistência das três cidades em 2011 contribuiu para que o número de participantes no Paraná registrasse queda em comparação ao ano passado. Em 2010, 5,3 milhões de paranaenses (52,19% da população) participaram do Dia do Desafio.

Competição entre cidades

Os resultados dos desafios envolvendo as principais cidades do Paraná ainda não tinham sido divulgados e não havia confirmação da data em que serão conhecidas as cidades vencedoras. Segundo o Sesc do Paraná, os dados não podem ser relevados enquanto os números das cidades concorrentes não sejam totalizados.

Curitiba competiu contra Región de Los Lagos, no Chile, que tem uma população de aproximadamente 794 mil habitantes. A população de Curitiba é de 1.678.965 habitantes, segundo os dados registrados para o desafio.

Em 2010, Curitiba venceu a disputa com Caracas, capital da Venezuela, com a participação de 790.914 pessoas em atividades físicas, o equivalente a 42,72% da população.

Maringá e Paranaguá tiveram como adversárias Cabimas e Páez, respectivamente, que são duas cidades venezuelanas. Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Guarapuava, além de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, disputaram contra as cidades mexicanas de Tlaneplanta de Baez, La Paz, Cajeme, Nacajuca, Macuspana e Comonfort e Tuxtla Gutiérrez.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.