Após semanas que obrigaram algumas categorias profissionais a adotarem a bermuda como traje preferencial na capital, o frio fez as blusas, calças e sapatos fechados voltarem às ruas de Curitiba. E a previsão, apesar de ainda ser verão, é de que continue assim pelo menos até a quinta-feira (20), conforme o Instituto Tecnológico Simepar.
As temperaturas mais baixas, com chuviscos que lembram o inverno, continuam, mas os termômetros sobem um pouco com o passar dos dias. A situação ocorre em toda uma faixa que vai do Litoral do Paraná, passa por Curitiba e atinge até os Campos Gerais. Samuel Braun, meteorologista do Simepar, explica que isso acontece por causa da umidade levada do oceano para essas regiões pelo vento.
"A tendência é que hoje e amanhã continue nublado, com chuviscos, por causa desse transporte de umidade do oceano. Gradualmente, com o passar dos próximos dias, a previsão é que fique assim, mas com aumento gradual da temperatura. Condição para a ausência de chuva e tempo mais estável apenas a partir de quinta-feira."
As mínimas ficam em 16ºC, 17ºC e 15º, nos próximos três dias, em Curitiba. Já as máximas se elevam gradativamente, atingindo 22º, nesta segunda; 24ºC, nesta terça; e 25ºC, nesta quarta.
Litoral e Campos Gerais
No Litoral, os dias também ficam nublados e as temperaturas ficam baixas, assim como nos Campos Gerais. Em Paranaguá, a mínima deve ser de 21ºC e a máxima de 27ºC, nesta terça-feira. Em Ponta Grossa, na quarta, o dia começa na casa dos 15ºC e o termômetro marca 27ºC no período mais quente do dia.
Interior do PR
As condições para o interior do Paraná são diferentes e o sol predomina em todo o restante do território paranaense. No Noroeste, a diferença é que há maior presença de umidade, o que proporciona a possibilidade de chuvas à tarde. Já no Oeste e Sudoeste, a ausência de nuvens deixa o tempo bastante seco e nos próximos dias não há previsão de chuva.