Se você já se perguntou por que seus e-mails estão cheios de erros ortográficos ou gramaticais, ou por que você nunca consegue encontrar a frase certa? Pode ser porque você está digitando com as duas mãos. Nosso vocabulário torna-se mais erudito e a escrita ganha fluência quando digitamos com apenas uma mão, segundo um estudo publicado na revista “British Psychological Society”.
Os pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, asseguram que o método contribui para a “sofisticação lexical e a coesão” dos autores. De acordo com os cientistas, digitar com as duas mãos torna a escrita “muito fácil” e, por isso, afeta negativamente o modo como escrevemos.
“Digitar pode ser muito fluente ou muito rápido, e pode realmente prejudicar o processo da escrita, explica Srdan Medimorec, autor-chefe do estudo e professor do Departamento de Psicologia de Waterloo. “Parece que o que escrevemos é produto da interação entre nossos pensamentos e as ferramentas disponíveis para expressá-los”, afirma.
Usando um software para análise de textos, os pesquisadores pediram para que 103 universitários escrevessem ensaios sobre diferentes condições, usando uma ou as duas mãos para digitar.
O ensaio poderia descrever um dia memorável na universidade ou um evento que teve um efeito positivo sobre os voluntários da pesquisa. Os participantes também poderiam optar por defender a sua posição sobre a proibição de telefones celulares nas salas de aula.
O sofware foi usado para analisar elementos dos ensaios, como a variedade do vocabulário, a complexidade das frases e a coesão da escrita. Os pesquisadores relataram que o vocabulário dos participantes tornava-se mais sofisticado quando eles digitavam usando apenas uma mão, em vez de ambas.
Segundo os autores do estudo, ao diminuir nosso ritmo durante a escrita, digitar apenas com uma mão nos permite pensar em uma variedade de palavras. No entanto, aqueles que digitam rápido usam a primeira palavra que vem à mente.
Mas também é importante não desacelerar tanto o ritmo, porque isso poderia prejudicar a nossa escrita. Os estudantes que digitaram ensaios usando uma mão “desaceleraram” para uma velocidade equivalente a usada quando estão escrevendo à mão.
“Os ensaios digitados com uma mão contêm vocabulário mais diverso e tinham menos palavras repetidas”, explicam os pesquisadores. “Estes dois efeitos estão associados com maior rigor sobre a qualidade da escrita”.