A presidente Dilma Rousseff classificou nesta segunda-feira (20) de "desumano e criminoso" o boato a respeito da interrupção do Programa Bolsa Família. Em discurso durante cerimônia de entrega do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca (PE), Dilma pediu que os brasileiros não acreditem nos boatos. "Eu queria deixar claro o compromisso do meu governo com o Bolsa Família: é um compromisso forte, profundo e definitivo. Não abriremos mão do Bolsa Família. Não acreditem nos boatos, porque os boatos desse país às vezes ocorrem de forma surpreendente. Brasileiros ainda têm e terão durante algum tempo que receber o benefício do Bolsa Família. O que aconteceu no Brasil sábado foi falso, negativo e levou intranquilidade às famílias que recebem o Bolsa Família" - afirmou Dilma.
A presidente Dilma Rousseff desembarcou nesta segunda-feira em Recife, reduto eleitoral do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seu potencial adversário na disputa eleitoral de 2014.
Também nesta segunda-feira a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, atribuiu à oposição o boato de que o benefício iria acabar. PSDB e DEM ragiram e disseram que declaração de ministra é leviana.
Os boatos, que começaram a surgir na tarde de sábado (18), provocaram uma corrida dos beneficiários a caixas eletrônicos e tumulto em 12 estados. No domingo, o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota de esclarecimento sobre boatos a respeito da suspensão do Bolsa Família e encaminhou pedido de providências ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que já determinou a abertura de inquérito policial para apurar os fatos com o máximo rigor.
R$ 152 mi em benefícios do Bolsa-Família foram sacados
Entre sábado (18) e domingo (19), R$ 152 milhões em benefícios do Bolsa Família foram sacados em todo o Brasil, anunciou a Caixa Econômica Federal. De acordo com a Caixa, responsável por repassar o benefício, foram registrados 920 mil saques no fim de semana, quando começou a circular um boato segundo o qual o programa de transferência de renda do governo seria finalizado.
A assessoria do banco afirmou que, por causa do tumulto e da superlotação nas agências, a instituição financeira permitiu que os beneficiários antecipassem o recebimento da parcela de maio. Essa possibilidade, no entanto, foi encerrada nesta segunda-feira e os assistidos pelo programa voltaram a receber apenas de acordo com a tabela.
Os rumores lotaram, no fim de semana, as agência da instituição nas capitais do Nordeste, além de Manaus, Belém e Rio, conforme a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que precisou desmentir o boato neste domingo. A população também correu aos caixas por causa de uma outra informação falsa, de acordo com a qual haveria um pagamento extra do Bolsa-Família, no valor de 200 reais, em razão do Dia das Mães.
Caixa informa que movimentos nas agências está sob controle
A Caixa Econômica Federal informou no início da tarde desta segunda-feira que o movimento nas agências bancárias e lotéricas credenciadas à instituição está "sob controle" e que os benefícios concedidos por meio do Programa Bolsa Família estão sendo liberados conforme o calendário normal. Segundo a assessoria do banco, em algumas agências de diferentes unidades da Federação foi registrado um movimento maior que o habitual durante a manhã, mas nenhum tumulto. Ainda de acordo com a assessoria, as pessoas continuam buscando informações sobre o benefício, mas a tendência é que o movimento se normalize à medida que as pessoas souberem que houve um mal-entendido.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião