Há motivos para comemorar o dia do pedestre, celebrado em 8 de agosto. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam que o número de acidentes, vítimas e mortes envolvendo pedestres caiu no estado, na comparação entre 2013 e 2014. Em Curitiba, também houve diminuição.
Foram 3.596 atropelamentos no Paraná em 2014, contra 3.831 no ano anterior. Dos casos, foram registradas 337 mortes em 2013 e 292 no ano passado – 11,1% a menos. A quantidade de vítimas foi reduzida em 3,9%.
Cuidados
Algumas precauções podem evitar acidentes e ajudar a preservar a própria vida. É o caso de atravessar na faixa de segurança e na travessia elevada, sempre que ela existir. Além disso, é importante obedecer a sinalização do semáforo para que o deslocamento seja feito com maior tranquilidade.
Ao caminhar, não se deve utilizar fones de ouvido ou falar ao celular, pois é possível que o pedestre se distraia ou não ouça a buzina, em caso de alerta do motorista. Vale lembrar que a lombada não se confunde com a travessia elevada. Aquela tem função de reduzir a velocidade do veículo e esta é de dar preferência à passagem do pedestre.
Outra dica importante é com relação as crianças. Ao caminhar na calçada, quando estiver acompanhado de uma criança, o adulto deve se posicionar ao lado do meio fio e deixar que ela fique para o lado de dentro do calçamento. A atitude correta que deve ser tomada neste caso é andar segurando o pulso da criança para exercer maior controle sobre das ações dela – andar somente de mãos dadas pode ser um alto risco, pois se soltam facilmente.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora