Brasília Os governos do Distrito Federal (DF) e de Goiás (GO) farão nesta semana operações conjuntas para combater a escalada da violência nas cidades da região do entorno de Brasília. A área concentra bolsões de pobreza com cerca de 2 milhões de pessoas, altas taxas de desemprego e elevados índices de violência.
Em reunião ontem no Ministério da Justiça com o ministro Márcio Thomaz Bastos, os governadores do DF, José Roberto Arruda (PFL), e de Goiás, Alcides Rodrigues (PMDB), apresentaram um plano conjunto para a área de segurança pública na região.
O plano prevê o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a liberação de cerca de R$ 200 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para a construção de presídios, modernização e aparelhamento das polícias da região, além de ações preventivas.
"Os índices de violência no entorno são grandes. Nós precisamos ter uma atuação conjunta", afirmou Arruda, ao sair da reunião. Segundo Alcides Rodrigues, embora estejam no entorno apenas 10% dos municípios goianos, a região concentrou 46% dos crimes registrados em 2006 no estado. O entorno é uma das regiões com maior crescimento populacional, incentivado, entre outros fatores, pela proximidade com a capital federal.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora