27/10/1945 Luiz Inácio da Silva nasce em Garanhuns, Pernambuco, a 230 km da capital, Recife. É registrado quase um ano depois, em 6 de outubro.
1952 Viaja com a mãe, Eurídice, para Vicente de Carvalho (SP), onde o pai, Aristides, já trabalhava na estiva do Porto de Santos. A viagem de pau-de-arara durou 13 dias, em que se alimentou de farinha, rapadura e queijo. No litoral, vendia amendoim, tapioca e laranja.
1956 A família muda para a capital, São Paulo, e Lula começa a trabalhar, aos 12 anos, como engraxate e entregador de roupas em uma lavanderia.
1963 Conclui o curso de torneiro mecânico no Senai e em 1964 começa a trabalhar na Metalúrgica Aliança. Foi aí que perdeu o dedo mínimo da mão esquerda, em um acidente.
1966 Entra para a atividade sindical por intermédio de seu irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico, militante do extinto Partido Comunista.
1969 É eleito suplente da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. Nesse ano, casa-se com Maria de Lourdes, também operária.
1970 Maria de Lourdes morre durante o parto.
1972 É eleito primeiro-secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.
1974 Casa-se com Marisa Letícia, tambémviúva, mãe de Marcos Cláudio.
1975 É eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
1978/1979 É reeleito presidente do sindicato e organiza as primeiras greves do ABC Paulista. Ele surgia como uma nova liderança no país. O Brasil vivia sob o regime militar e os sindicatos dos metalúrgicos do ABC desafiavam o poder constituído na luta por melhores salários. Eram movimentos de massa com piquetes nas ruas, assembléias em estádios de futebol e greves com prazos indeterminados.
1980 Durante paralisação que envolveu mais de 100 mil trabalhadores, o sindicato de São Bernardo e Diadema sofre intervenção do governo federal e Lula é destituído do cargo, enquadrado na Lei de Segurança Nacional e acaba preso. Pouco tempo depois, as negociações entre trabalhadores e empregadores incluem a volta de Lula a suas atividades. Em fevereiro, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores. Em 26 de maio, sua chapa é eleita para comandar a executiva da sigla.
1982 Acrescenta o apelido "Lula" ao nome e disputa o governo de São Paulo. Fica em quarto lugar, com 1.133.695 votos.
1984 Aparece como uma das lideranças do movimento Diretas Já.
1986 Candidata-se a deputado federal e obtém a maior votação do país: 651.763.
1989 Disputa pela primeira vez a Presidência da República. No primeiro turno, consegue ficar em segundo lugar, com poucos votos à frente de Leonel Brizola. No segundo turno, é derrotado por Fernando Collor de Mello.
1994 Decidido a disputar novamente o cargo, Lula cruza o país com a Caravana da Cidadania. É derrotado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
1995 Deixa a presidência nacional do PT e passa o cargo para José Dirceu. Fica como presidente de honra do partido e continua com a Caravana da Cidadania.
1998 Disputa a Presidência da República novamente e mais uma vez é derrotado por FH no primeiro turno.
2002 É eleito presidente da República vencendo o tucano José Serra no segundo turno.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora