Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Dois pacientes recebem transplantes no Hospital Angelina Caron

Duas pessoas receberam órgãos transplantados na manhã deste domingo (13) no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba). Um recebeu um transplante de fígado e o outro um transplante duplo, de rins e pâncreas. Os procedimentos foram bem sucedidos e os pacientes estão estáveis. As cirurgias foram feitas pela equipe do médico Matheus Macri, que estava no plantão e coordenou a operação. O hospital confirmou realização dos transplantes, mas não informou os nomes dos pacientes, que devem ser divulgados na segunda-feira. Uma terceira pessoa, em Maringá, recebeu um rim do mesmo doador.

Os órgãos transplantados foram transportados de Guarapuava pela Polícia Rodoviária Federal, que montou uma operação especial. Uma viatura levou o fígado, o rim e o pâncreas até São Luis do Purunã, de onde outra viatura os carregou até o Hospital Angelina Caron.

Neste mês de setembro, a Central Estadual de Transplantes do Paraná promove campanha de conscientização sobre a doação de órgãos, intitulada Setembro Verde. Uma em cada quatro notificações de possíveis doadores feitas à Central não são concluídas, por recusa de familiares do falecido. O objetivo da campanha é mudar esse quadro, estimulando a discussão sobre o assunto nas famílias. Para se tornar doador de órgãos, não é preciso nenhum documento por escrito. Na hora da doação, a decisão é da família do potencial doador.

O Paraná bateu o recorde de doações de órgãos concretizadas no primeiro semestre de 2015. Foram 124, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. No mesmo período foram feitos 225 transplantes. O número de doações foi praticamente o dobro do registrado há quatro anos (67) e é 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando 88 captações foram intermediadas pela Central Estadual de Transplantes. Os transplantes aumentaram 63% desde 2011.

Segundo a Secretaria da Saúde, 2.074 pessoas estão na lista de espera por um transplante. Deste total, 1.569 são considerados ativos e já estão aptos a fazer o procedimento. A maior demanda é por transplante de rim, com 1.179 cadastros ativos. Podem ser doados e transplantados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas, córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas. Um doador pode beneficiar até dez pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.