Um policial civil aposentado e um policial na ativa do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foram presos na manhã desta quarta-feira (18), em Curitiba, durante a Operação Perfídia, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Esta operação ocorre em paralelo com uma segunda, também do Gaeco, e ambos os trabalhos são relacionados ao combate de tráfico de drogas.
Cerca de 200 profissionais estão envolvidos nas ações, que envolvem ainda as polícias Militar e Civil do estado. Na Perfídia, além dos policiais, já haviam sido presos, até as 11h10 desta quarta, outras dez pessoas. A equipe também efetuou a apreensão de um rapaz menor de 18 anos, e efetuou 29 mandados de busca e apreensão - todos expedidos pela 12ª. Vara Criminal de Curitiba. A informação inicial era de que seriam cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão temporária de 30 dias. Além da capital, a operação se estende para a região metropolitana e para o Litoral do estado.
Em paralelo à Perfídia, o Gaeco realiza também a operação Tatuquara, sobre a qual não foram dadas informações.
No início da manhã, o coordenador do Gaeco, promotor Leonir Battisti, informou que os trabalhos são desdobramentos de operações realizadas anteriormente.
O Ministério Público informou que mais detalhes sobre os casos serão divulgados em nota no início da tarde.