Paulo de Almeida Lupero, 24 anos, e Fernando Muniz Dantes, 21 anos, foram baleados na madrugada desta sexta-feira (14) após terem abastecido o carro em um posto de gasolina e fugido sem pagar a conta. O caso aconteceu por volta das 5 horas na Zona 7, em Maringá, Noroeste do estado.
De acordo com o tenente Oliver Augusto Spanghero, Dantas e Lupero, e mais um terceiro rapaz não identificado, estariam embriagado e conduziam um Corsa branco. Ao saírem do posto, teriam batido em um Vectra e começado uma briga. Na confusão, os integrantes do Corsa fugiram e os rapazes que estavam no Vectra entraram em um Fiesta, de outros amigos que estavam no local, ligaram para a Polícia Militar e iniciaram a perseguição.
Após receber a informação, a PM realizou um bloqueio. O motorista do Corsa teria se recusado a parar e um policial atirou na altura do pneu do carro. Com o disparo, Lupero foi atingido de raspão na altura da perna e Dantes, que estava dirigindo, foi ferido no abdome, segundo a polícia.
Testemunhas que presenciaram a atuação da polícia disseram, de acordo com reportagem do Paraná TV 1ª Edição, que os policiais chegaram atirando. A PM afirma que apenas um disparo foi realizado. "Acreditamos que o policial errou o tiro, ao invés de acertar o pneu, acertou o chão. A bala ricocheteou no chão, e atingiu dois integrantes do carro", afirma Spanghero.
Os envolvidos no conflito estão sendo ouvidos pela Polícia Civil. Um inquérito interno foi aberto na Polícia Militar, para verificar se houve excesso por parte dos policiais.
Lupero e Dantes foram encaminhados ao Hospital Universitário de Maringá. Lupero foi medicado e recebeu alta logo em seguida. Fernando passou por uma cirurgia, mas se encontra em situação estável, sem risco à vida.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora