Cerca de 600 trabalhadores do Movimento dos Sem-Terra, e de um grupo dissidentes do MST, ocuparam duas fazendas em Quedas do Iguaçu, região Centro-Oeste do Paraná, na madrugada desta terça-feira. Segundo a Polícia Militar local, uma das áreas invadidas é a fazenda Três Elos, recentemente desocupada graças a um acordo entre os trabalhadores e a Comissão de Negociação Agrária. A área já havia sido invadida em abril de 2004.
A primeira ação aconteceu por volta das duas horas da madrugada. Cerca de cem pessoas invadiram a sede da fazenda Três Elos. Os funcionários não resistiram à ocupação. Esta ação foi promovida por um grupo de trabalhadores dissidentes do MST, que estavam acampadas numa área da Companhia de Habilitação do Paraná (Cohapar), em Quedas do Iguaçu. Os trabalhadores foram recentemente excluídos do processo de seleção do Incra, para o projeto de reforma agrária da Araupel.
A segunda ação dos Sem-Terra foi na fazenda Dona Hilda. Quinhentas pessoas entraram na propriedade de 2.040 hectares. A área tem como atividade principal a criação de gado. Segundo o proprietário, a fazenda é produtiva e seus advogados vão entrar com pedido de reintegração de posse. Em nenhuma das invasões, a polícia registrou atitudes violentas e depredação.
Os líderes do MST no Paraná culpam o governo federal pela tensão existente na região de Quedas do Iguaçu. No local, está sendo criado o maior assentamento de reforma agrária do Brasil que vai atender cerca de 1.000 famílias. A lentidão no processo é a culpada pelas constantes invasões. Segundo líder estadual do MST, José Damasceno, as invasões vão continuar a acontecer para acelerar a reforma agrária no estado.
Desocupações
A Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) comandou também nesta terça-feira a desocupação da Fazenda Formiga, em Ramilândia, região Oeste do Paraná. Ocupada desde o dia 13 de agosto, a área recebeu cerca de 500 policiais que promoveram uma desocupação pacífica. A maioria dos trabalhadores voltou para um antigo acampamento localizado na região de Medianeira.
Em outra ação da Polícia Militar aconteceu a desocupação da Fazenda Tamoyos, em Tamarana, região Norte do estado. De acordo com reportagem do ParanáTV desta terça-feira, a ordem de reintegração de posse foi dada pela 5.ª Vara Cível de Londrina. Ao todo 23 famílias que ocupavam a área foram retirados e seguem para a Fazenda Serraria, também ocupada por trabalhadores Sem-Terra.