Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oeste do PR

Duas toneladas de maconha são apreendidas no Lago de Itaipu

Aproximadamente duas toneladas de maconha foram apreendidas por policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) na madrugada desta terça-feira (6), em Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado. A droga estava escondida em um matagal, às margens do Lago de Itaipu. A polícia investigava a região de Três Lagoas e Alto da Boa Vista, bairros próximos ao lago, há 30 dias.

O delegado Renato Coelho de Jesus conta que, ao tentar identificar possíveis rotas de tráfico de drogas no estado, os policiais descobriram que os traficantes aproveitavam o horário das partidas do Brasil pela Copa do Mundo para esconder o material nas margens do lago. O transporte para outros estados era pensado enquanto a droga já estava escondida.

Os 1.950 quilos de maconha foram levados para um depósito da Denarc em Foz do Iguaçu, onde devem ficar até a polícia receber a autorização judicial para a destruição da droga. A polícia instaurou um inquérito para apurar a origem da maconha e quem era responsável por ela.

Rota

O Paraná é escolhido como rota para o tráfico de drogas por causa da proximidade com outros países, especialmente o Paraguai, e por ser um corredor de distribuição para o resto do país. Com isso, o número de apreensões no estado tem aumentado.

Nos primeiros seis meses de 2010, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 23 toneladas de maconha que eram transportadas pelas estradas do Paraná. A quantidade é 3% maior em relação a todas as apreensões da droga feitas em 2009, quando 22,4 toneladas saíram de circulação. Se comparado ao primeiro semestre de 2009, o crescimento é de 224%. Naquele período, 7,1 toneladas de maconha foram recolhidas. O volume se explica porque, para haver compensação financeira para os traficantes, a droga tem de ser transportada em grande quantidade.

Outras drogas, consideradas mais pesadas, também registraram aumento no número de apreensões, apesar de serem transportadas em menor quantidade. No primeiro semestre deste ano, a PRF recolheu 240,6 quilos de crack e 45,6 quilos de cocaína.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.