Em menos de 24h, 2,2 mil pessoas já efetivaram o pré-cadastro da campanha estadual de vacinação contra a dengue. A medida do governo, lançada oficialmente na terça-feira (9), visa facilitar o atendimento nas unidades de saúde que ofertarão a vacina, pois agiliza o processo para a aplicação das doses. A campanha de vacinação começa neste sábado (13) e vai até o dia 3 de setembro em 30 municípios.
A expectativa é imunizar cerca de 500 mil paranaenses com a primeira dose da vacina. Em fevereiro e agosto de 2017 serão aplicadas as doses de reforço.
Nesta primeira etapa, o pré-cadastro pode ser feito através do site da Secretaria de Saúde. Ele está disponível para moradores de 28 cidades: Paranaguá, Assaí, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá. As exceções são os municípios de Maringá e Londrina, que já contam com sistemas próprios para controle de vacinas.
Quem não fizer o cadastro prévio poderá realizá-lo no momento em que comparecer à unidade de saúde, mas terá que aguardar um pouco mais para ser imunizado. O pré-cadastro “fura a fila”.
O Paraná será o primeiro estado do país a ofertar gratuitamente a vacina da dengue. Em Paranaguá e Assaí, as doses estarão disponíveis a pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. Nos outros 28 municípios prioritários, a vacinação será direcionada a jovens e adultos com idade entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias. A escolha deste grupo se baseou em um estudo epidemiológico da Secretaria da Saúde.
Na capital
Curitiba, não está na lista das 30 cidades que receberão a vacinação a partir do final de semana. Além disso, o preço das doses na capita ficaram bem salgados. Um levantamento feito pela Gazeta do Povo mostrou que o valor de cada dose deve ultrapassar os R$ 300. A vacina contra a dengue está sendo comercializada no país desde o último dia 25, quando a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão da Anvisa, definiu o preço da medicação. No Paraná, esse valor seria de R$ 134,63.
Como realizar o pré-cadastro
1) Acesse o site;
2) Informe o município de residência, o número do RG, a data de nascimento e o código de verificação;
3) Na segunda página, preencha os demais dados pessoais e selecione o local onde gostaria de ser vacinado;
4) Após o final do cadastro, você receberá um email e uma mensagem no celular confirmando o registro;
5) Guarde o código enviado pelo sistema e o apresente no dia da vacinação.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora