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Dilma está em Curitiba para assinar a autorização do edital para a licitação do metrô e visitar a Arena da Baixada | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Dilma está em Curitiba para assinar a autorização do edital para a licitação do metrô e visitar a Arena da Baixada| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a inclusão de obras de restauração do Contorno Sul de Curitiba no PAC 2 na tarde desta sexta-feira (9), em visita à capital. A obra está orçada em cerca de R$ 450 milhões para a restauração de um trecho de 14,5 quilômetros.

O anúncio foi a surpresa da visita de Dilma a Curitiba. Ela veio até a capital para assinar o documento de autorização do lançamento do edital do metrô e firmar termos de compromissos para três projetos de mobilidade urbana que já haviam sido incluídos no PAC: ampliação da capacidade e velocidade das linhas de ônibus BRT, remodelação da linha Inter 2 e a conclusão da Linha Verde. A cerimônia, que ocorre no Auditório do Cietep, começou com quase uma hora de atraso. Depois, Dilma segue para a Arena da Baixada, onde vai inspecionar o estádio. Um grupo de manifestantes já se posiciona na entrada do estádio. Cerca de 25 pessoas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest-PR) e do Movimento Mulheres em Luta (MML) protestam contra os altos investimentos da Copa do Mundo com apitos e cartazes.

Metrô

A primeira fase do metrô de Curitiba ganhou uma ‘nova’ estação. A parada Santa Regina, que fica entre os terminais do Pinheirinho e Capão Raso, havia sido eliminada, junto com outras quatro estações, quando o consórcio Triunfo Participações e Investimentos, vencedor do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), apresentou o projeto do metrô. O retorno da estação foi anunciado pelo secretário de planejamento de Curitiba Fábio Dória Scatolin, antes da cerimônia.

As obras da primeira fase, orçadas em R$ 4,5 bilhões, terão extensão de 17,6 quilômetros, entre o bairro CIC-Sul e o Terminal do Cabral. Nesse trecho – que deverá estar em operação em 2019 – serão implantadas 15 estações. Ainda não há previsão de quando será lançada a segunda fase da obra, que completa a linha e os 21,7 quilômetros de extensão total, no trecho entre os terminais do Cabral e Santa Cândida.

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