Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, devem votar nesta quinta-feira (22) se aprovam ou não a nova proposta feita pela Viação Campos Gerais, durante audiência na 3.ª Vara do Trabalho. A assembleia da categoria será às 5 horas. Até lá, os ônibus continuam circulando com frota reduzida, 30% em horários normais e 40% nos horários de pico. Na audiência na 3.ª Vara do Trabalho, realizada no início da tarde de terça-feira (21), a empresa ofereceu à categoria um reajuste salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - em torno de 6% -, além de um aumento de 10% no vale alimentação e alterações em itens de causas sociais, como a antecipação do vale salarial para o dia 20 de cada mês. O sindicato pede um reajuste de 6% mais 15% de aumento real, além de 100% de aumento no valor do vale refeição, entre outras exigências.
Os trabalhadores cruzaram os braços na segunda-feira (19), quando 100% da frota foi afetada pela paralisação, deixando cerca de 100 mil usuários sem ônibus.
Descumprimento
Durante o encontro na Justiça do Trabalho, representantes da Viação Campos Gerais afirmaram que o sindicato estaria descumprindo a liminar que determina o percentual de ônibus em circulação durante a paralisação. De acordo com a assessoria de imprensa da VCG, usuários relataram que os ônibus deixam a garagem, mas não cumprem a rota. Ainda conforme a concessionária, as denúncias foram confirmadas por meio do sistema de telemetria veicular (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou desenvolvedor de sistema).
Os representantes da categoria negaram as denúncias. Segundo o sindicato, a decisão judicial está sendo seguida à risca. Vans
A prefeitura de Ponta Grossa resolveu continuar com o serviço de vans e ônibus particulares durante a greve do transporte coletivo. Os horários e as linhas dos ônibus podem ser encontrados na página da prefeitura na internet.
O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; acompanhe o Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora