Às vésperas do início do verão, os paranaenses enfrentaram temperaturas típicas de inverno na madrugada desta quinta-feira (4). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, os índices registrados foram os mais baixos para o mês de dezembro pelo menos nos últimos 11 anos no Paraná, desde que as medições foram iniciadas pelo instituto. A explicação para o frio, segundo o meteorologista Reinaldo Kneip é uma massa de ar polar, que se desloca rapidamente desde o início da semana pela região Sul do Brasil. "A previsão para os próximos dias, no entanto, é que, com o movimento desta massa em direção ao Oceano Atlântico, as temperaturas comecem a se elevar gradualmente", afirma.
Nesta madrugada, o município de Palmas, na região Sul do Estado, enfrentou geada e teve temperatura mínima de 5°C, enquanto em Guarapuava, na região Central, fez 5,5°C. Em ambas as cidades, nas medições feitas desde 1997, o menor índice verificado para um mês de dezembro havia ocorrido em 2001, quando fez 7°C.
O município paranaense com a temperatura mais baixa registrada, contudo, foi General Carneiro, no Sudeste, que enfrentou 3,5°C, com condições para formação de geada (o Simepar ainda não confirmou se realmente geou). "Como a estação meteorológica da cidade foi instalada somente em 2006 não temos como fazer uma comparação histórica considerável", explica Kneip. "O valor, entretanto, é o menor para um mês de dezembro no Paraná desde 1997".
Em Curitiba, a mínima registrada durante a madrugada foi de 10,8°C, menor temperatura para dezembro desde 2001, quando a cidade enfrentou 9,8°C.
Segundo o meteorologista do Simepar, ao longo do dia, com o aparecimento do Sol, o tempo começa a esquentar em todas as regiões. "Um fator que influencia muito nas condições de frio é a falta de nebulosidade", diz. "Quanto menos úmido está o tempo, mais rapidamente a radiação solar se dissipa e mais as temperaturas caem durante a noite". Como para os próximos dias a tendência é que uma massa de ar mais úmida, vinda do Oceano, se desloque em direção ao continente, a previsão é que as temperaturas fiquem mais elevadas. Apesar disso, segundo Kneip, durante o fim de semana e até a segunda-feira (8) não deve chover em nenhuma região do Paraná.
Depois da madrugada fria, de acordo com as previsões do Simepar, a temperatura deve chegar a 23°C em Curitiba, nesta quinta-feira. No litoral, no município de Paranaguá, o dia terá mínima de 16°C e máxima de 26°C. Em Londrina, no Norte do Paraná, os termômetros marcam entre 15°C e 28°C. Em Maringá, no Noroeste, os índices oscilam entre 14°C e 29°C.
No Oeste do estado, a temperatura de Cascavel varia de 11°C a 27°C e em Foz do Iguaçu de 12°C a 28°C. Nos Campos Gerais, Ponta Grossa , que enfrentou mínima de 9°C, deve registrar 23°C. Em Guarapuava, na região Central, a temperatura subirá, dos 5,5°C até 23°C.