Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Primavera?

Em madrugada fria, Paraná tem menor temperatura para dezembro em 11 anos

Às vésperas do início do verão, os paranaenses enfrentaram temperaturas típicas de inverno na madrugada desta quinta-feira (4). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, os índices registrados foram os mais baixos para o mês de dezembro pelo menos nos últimos 11 anos no Paraná, desde que as medições foram iniciadas pelo instituto. A explicação para o frio, segundo o meteorologista Reinaldo Kneip é uma massa de ar polar, que se desloca rapidamente desde o início da semana pela região Sul do Brasil. "A previsão para os próximos dias, no entanto, é que, com o movimento desta massa em direção ao Oceano Atlântico, as temperaturas comecem a se elevar gradualmente", afirma.

Nesta madrugada, o município de Palmas, na região Sul do Estado, enfrentou geada e teve temperatura mínima de 5°C, enquanto em Guarapuava, na região Central, fez 5,5°C. Em ambas as cidades, nas medições feitas desde 1997, o menor índice verificado para um mês de dezembro havia ocorrido em 2001, quando fez 7°C.

O município paranaense com a temperatura mais baixa registrada, contudo, foi General Carneiro, no Sudeste, que enfrentou 3,5°C, com condições para formação de geada (o Simepar ainda não confirmou se realmente geou). "Como a estação meteorológica da cidade foi instalada somente em 2006 não temos como fazer uma comparação histórica considerável", explica Kneip. "O valor, entretanto, é o menor para um mês de dezembro no Paraná desde 1997".

Em Curitiba, a mínima registrada durante a madrugada foi de 10,8°C, menor temperatura para dezembro desde 2001, quando a cidade enfrentou 9,8°C.

Segundo o meteorologista do Simepar, ao longo do dia, com o aparecimento do Sol, o tempo começa a esquentar em todas as regiões. "Um fator que influencia muito nas condições de frio é a falta de nebulosidade", diz. "Quanto menos úmido está o tempo, mais rapidamente a radiação solar se dissipa e mais as temperaturas caem durante a noite". Como para os próximos dias a tendência é que uma massa de ar mais úmida, vinda do Oceano, se desloque em direção ao continente, a previsão é que as temperaturas fiquem mais elevadas. Apesar disso, segundo Kneip, durante o fim de semana e até a segunda-feira (8) não deve chover em nenhuma região do Paraná.

Depois da madrugada fria, de acordo com as previsões do Simepar, a temperatura deve chegar a 23°C em Curitiba, nesta quinta-feira. No litoral, no município de Paranaguá, o dia terá mínima de 16°C e máxima de 26°C. Em Londrina, no Norte do Paraná, os termômetros marcam entre 15°C e 28°C. Em Maringá, no Noroeste, os índices oscilam entre 14°C e 29°C.

No Oeste do estado, a temperatura de Cascavel varia de 11°C a 27°C e em Foz do Iguaçu de 12°C a 28°C. Nos Campos Gerais, Ponta Grossa , que enfrentou mínima de 9°C, deve registrar 23°C. Em Guarapuava, na região Central, a temperatura subirá, dos 5,5°C até 23°C.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.