A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que o livro O Caboclo e a Cigana compõe o acervo de Literatura Universal distribuído para as bibliotecas das escolas.
Segundo nota da Seed, "a escolha não apenas deste livro, como dos demais 265 títulos que compõem esse acervo, foi ampla e teve a participação dos professores da rede pública, dos professores das instituições de ensino superior do estado do Paraná, da equipe técnica do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e das equipes dos Núcleos Regionais de Educação. O processo de aquisição do livro se iniciou em 2002".
O autor do livro é o escritor piauiense Francisco de Assis de Almeida Brasil (Assis Brasil), membro da Academia Brasileira de Letras, romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Ele tem mais de cem obras publicadas, entre elas Beira Rio Beira Vida, 1965; A Filha do
Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor (O Caboclo e a Cigana) e Pacamão (Tetralogia Piauiense); Os que Bebem como os Cães, Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos, Jovita e Tiradentes.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora