Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
BA

Em protesto contra Planalto, índios invadem fazenda

Cerca de 30 índios tupinambás invadiram hoje uma fazenda em Ilhéus, no sul da Bahia, em protesto contra a política de demarcações do governo federal. Os índios reivindicam uma área na região de cerca de 47 mil hectares --área equivalente a quase 300 parques Ibirapuera (SP).

O grupo já estava na porta do local, que fica próximo à aldeia Gravatá, no distrito de Olivença, desde terça-feira, e chegou a ser cercado por dez pistoleiros, segundo o cacique Sival Tupinambá, 37.

O dono da fazenda Estrela do Mar, Paulo César Oliveira, 37, diz que eram funcionários e ajudantes, armados "apenas com facões e coisas menores".

No período, os tupinambás acusaram o produtor de ter mantido uma índia e seus filhos como reféns. Oliveira nega."Essa área aqui já está delimitada como nossa, e a gente quer que a demarcação finalmente saia", disse o cacique Sival, por telefone. "O relatório está nas mãos do ministro da Justiça. Só falta ele assinar, aí os produtores serão indenizados e os conflitos vão terminar", completou.

Pano de fundo

O processo dura 13 anos e ainda envolve os municípios de Una e Buerarema. Também proprietário de uma loja de material de construção na cidade, Oliveira diz que a fazenda tem 64 hectares, está "toda regular" e produz coco, cacau e piaçava.

A diretoria do Sindicato Rural de Ilhéus diz que o clima é ainda pior do que existente desde o início da semana em Sidrolândia (MS), onde um índio da etnia terena morreu durante uma reintegração de posse.

A Funai local estima haver outras 12 fazendas invadidas na região. A Polícia Federal já foi notificada sobre o caso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.