Um tumulto ocorreu na tarde desta quarta-feira (8) na carceragem do 12º Distrito Policial (DP), no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. De acordo com um dos investigadores do 12º DP - que não quis se identificar - os protestos ocorreram por cerca de 20 minutos e já estavam controlados, por volta das 18 horas. Os presos reclamam da superlotação e pedem transferência para outros locais.
Segundo o investigador, os encarcerados danificaram as duas celas do distrito, que tem capacidade para 12 pessoas, mas abriga "muitos mais". Após o motim, os agentes iniciaram uma avaliação dos danos para realocar os presos na carceragem, afirmou o investigador.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que o tumulto ocorreu por volta das 17h20. O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foi encaminhado para controlar a situação.
Histórico
O 12º DP é cenário de constantes motins. Outro foi registrado no dia 2 de janeiro, quando os em um protesto pela manhã os presos quebraram uma das câmeras do local.
Já no dia 11 de outubro do ano passado, a carceragem foi interditada pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) para garantir a segurança de policiais e presos devido à superlotação do espaço e também como uma forma de protesto contra a guarda de presos em delegacias. No dia, havia 90 presos na unidade.
Seis dias depois, 22 detentos foram transferidos do local pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Seju), sob pressão do Sinclapol.
Mesmo com a transferência, poucos dias após houve uma tentativa de fuga ocorreu no distrito. Foi necessária a atuação da Polícia Militar, do Cope e da Guarda Municipal para controlar a confusão. Pelo menos dois presos ficaram feridos precisaram ser atendidos por ambulâncias.
Quatro dias depois, houve uma nova rebelião na delegacia. Os presos quebraram quatro de cinco espaços utilizados como cela. O motivo foi as más condições da delegacia. Os policiais que atendem no distrito chamaram ajuda da Polícia Militar, Guarda Municipal e outros policiais civis para acalmar os ânimos dos detentos.
No dia 9 de dezembro, 17 presos conseguiram fugiram do 12º DP. Um dia depois, três haviam sido recapturados. Os presos escaparam pela janela de ventilação localizada no teto da área onde estavam.
Outra tentativa de fuga ocorreu noNatal de 2013. Cerca de 10 presos que estavam em uma cela estouraram um cadeado e tentaram fugir durante a tarde. Policiais de plantão evitaram a fuga.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião