Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Empresa do ônibus ligeirinho diz que motorista do biarticulado já foi seu funcionário

Acidente ocorreu no dia 8 de janeiro e deixou mais de 40 pessoas feridas | Antonio More/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Acidente ocorreu no dia 8 de janeiro e deixou mais de 40 pessoas feridas (Foto: Antonio More/ Agência de Notícias Gazeta do Povo)

O motorista que conduzia o ônibus biarticulado da linha Santa Cândida / Capão Raso, da empresa Glória, que se envolveu em um acidente no centro de Curitiba com um veículo ligeirinho da linha Fazenda Rio Grande, da empresa Leblon, no último sábado (8), já havia sido funcionário da Leblon. O homem foi reconhecido nas filmagens e por funcionários que estiveram no local do acidente. Para o gerente de RH da Leblon, André Willy Isaak, a coincidência pode facilitar a investigação sobre as causas da colisão.

De acordo com Isaak, a Leblon vai aguardar o laudo policial, que deve ser finalizado em trinta dias, para verificar de quem foi a culpa pelo acidente. A empresa ainda quer conversar mais uma vez com o motorista, José Cleiton de Souza Prestes, de 33 anos, para saber a sua versão. Prestes seria um motorista experiente e trabalha na empresa há três anos. ?A princípio ficamos surpresos porque ele é um funcionário experiente na linha e que já participou de várias palestras de qualificação?, diz. O motorista teria relatado que o sinal estava aberto para ele, fato que teria sido confirmado por alguns passageiros do ligeirinho no momento do acidente.

A empresa já verificou os sistemas de segurança que estavam instalados no ônibus. De acordo com Isaak, o tacógrafo mostrava que a velocidade do ligeirinho no momento do acidente era de 40 km/h. Além disso, a empresa aguarda um relatório de um software que monitora a velocidade do veículo, o impacto da direção e as freadas dadas pelos motoristas. ?Como operamos em um dos piores trechos da RIT (rede integrada de transporte), a BR-116 em trecho de pista simples, temos um sistema de segurança bem rigoroso?, ressalta. A Leblon também pretende entrar em contato coma a empresa Glória.

Segundo o telejornal ParanáTV, da RPCTV, o motorista do biarticulado relatou ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindmoc) que foi surpreendido pelo ligeirinho e que a velocidade registrada no tacógrafo do veículo que ele conduzia era de 29 km/h.

Vítimas

Segundo Isaak, a Leblon possui seguro e está prestando assistência às vítimas. Ele explica que, durante o fim de semana, um funcionário identificou e entrou em contato com as vítimas para verificar a extensão dos danos e lesões. ?Nos passaram a informação de que 41 pessoas ficaram feridas. Já entramos em contato com 25. As outras foram liberadas no local do acidente?, explica.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a empresa Glória, mas, até as 18h, nenhum representante quis se manifestar sobre o assunto.

Acidente

Um ligeirinho de Fazenda Rio Grande, da empresa Leblon, bateu de frente na lateral de um biarticulado, da linha Santa Cândida/Capão Raso, da empresa Glória, no cruzamento entre a Rua André de Barros e a Travessa da Lapa. O acidente ocorreu por volta das 15h30 depois que um dos motoristas dos ônibus furou o sinal vermelho. O condutor do biarticulado tentou desviar do ligeirinho e a frente do veículo acabou invadindo uma loja de imóveis.

De acordo com o tenente coronel Luiz Henrique Pombo, dos Bombeiros, pelo menos 16 viaturas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local para prestar atendimento às vítimas. Um helicóptero também foi utilizado para transportar os feridos para hospitais da capital.

Dois peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local do acidente para realizar medições, avaliar os danos e conversar com pessoas envolvidas. Um laudo vai definir o que causou o acidente.

Prefixo

O biarticulado que se envolveu em um acidente com um ligeirinho na tarde deste sábado (8), no Centro de Curitiba, possui o mesmo prefixo do ônibus que invadiu uma loja de motos, também na região central, em novembro de 2008.

O veículo é da linha Santa Cândida/Capão Raso e pertence à empresa Transporte Coletivo Glória. O biarticulado, com prefixo BD 141, já havia se envolvido em um acidente no dia 24 de novembro de 2008, quando o veículo invadiu uma loja de motos. O acidente também ocorreu na Travessa da Lapa, mas na esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava. O veículo ficou sem controle depois de se chocar com um Ford Escort que teria furado um sinal vermelho. O condutor do carro e mais duas pessoas ficaram feridas.

Veja as imagens da retira do ônibus após o acidente

Retirada ônibus

+ VÍDEOS

Veja as imagens feitas logo após o acidente

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.