O consórcio Recipar foi reconduzido à licitação que vai definir as empresas que vão operar o Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos de Curitiba (Sipar), que será o novo sistema de armazenamento do lixo produzido na capital e em outras 16 cidades da região metropolitana. O consórcio, que havia sido retirado da disputa, após uma liminar obtida pela concorrente Pro Ambiente, foi o primeiro colocado na proposta técnica na licitação.
A decisão que reconduziu a empresa à licitação foi dada pelo juiz Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral, da 3.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Assim como a licitação para o Sistema Funerário, a concorrência sobre o lixo também foi contestada desde o início na Justiça.
A ação do consórcio Pro Ambiente questionava itens técnicos da documentação do consórcio Recipar, que poderia impedir a participação na licitação. No entanto, o juiz indeferiu a ação do Pro Ambiente por entender que "não fez prova ou juntou prova pré-constituída".
Ao todo, foram 30 ações impetradas contra a licitação. Com a decisão, caiu a penúltima liminar. Agora apenas uma aguarda julgamento na Justiça, que foi pedida pela empresa Tibagi Construções Ltda. A empresa ficou na terceira colocação nas propostas técnicas.
Área indefinida
O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos , formado por Curitiba e 16 cidades da região metropolitana, ainda não definiu o local onde será instalado o Sipar. Três áreas estão entre as possíveis escolhas, uma em Fazenda Rio Grande, outra em Mandirituba (região metropolitana) e no próprio bairro da Caximba, em Curitiba.
A Caximba abriga o atual aterro da cidade desde os anos 1980 e está com a capacidade praticamente esgotada. Moradores do bairro curitibano são contrários a instalação na Caximba e na quarta-feira (8) fizeram um protesto, na região central de Curitiba.
A Organização Não-Governamental Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba (Adecom) também impetrou uma ação civil pública, com pedido de liminar, no Fórum Cível pedindo para que não seja implantado Sipar na Caximba.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião