Investigação no Paraná
No último dia 22, Ministério Público do Rio Grande do Sul desencadeou a operação Leite Compensado II, que cumpriu seis mandados de prisão e renovou o pedido de prisão preventiva contra o veterinário Daniel Riet Villanova. Segundo a promotoria, o veterinário era o elo entre os transportadores que captavam o leite cru no Rio Grande do Sul e a Confepar, uma união de cooperativas agropecuárias do Norte do Paraná.
Conforme o órgão, desde fevereiro deste ano a empresa paranaense estava ciente de que o leite cru recebido dos postos de resfriamento no Rio Grande do Sul, nos quais houve detecção de formol, não deveria ser utilizado na produção de leite UHT e pasteurizado.
Na ocasião, o presidente da Confepar, Renato José Beleze, negou qualquer envolvimento no esquema da fraude.
A empresa gaúcha Vonpar Alimentos anunciou na terça-feira (28) que fará o recall de 18 lotes do leite da marca Mu-Mu, do tipo UHT Integral, devido a suspeita de que estes produtos estejam contaminados por formol. Com isso, serão retirados do mercado cerca de 990 mil litros de leite, que foram comercializados no Paraná e também nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em nota oficial encaminhada por sua assessoria de imprensa no início da noite desta quarta-feira (29), a Vonpar informou que os lotes suspeitos passaram por todos os testes exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) antes de entrarem na fábrica. No entanto, em procedimento de rotina, testes de laboratório, que segundo a Vonpar fornecem um detalhamento maior do que os indicados pelo MAPA, identificaram a possível presença de formaldeído.
A empresa explicou ainda que, por cautela, decidiu fazer o recall antes mesmo da realização dos testes em laboratórios externos credenciados ao órgão do governo federal para "assegurar a qualidade do leite que chega aos consumidores". Os lotes já foram encaminhados para um laboratório credenciado ao ministério para confirmar a presença ou não de substâncias nocivas no leite.
Segundo a Vonpar, o recolhimento dos lotes tanto dos pontos de venda como diretamente dos consumidores já está sendo realizado.
Confira os lotes que estão sendo recolhidos:
3 ARC, produzido em 18/01/2013;1 NPE e 3 AAM produzidos em 18/02/2013;1 AJL e 4CLE produzidos em 19/02/2013;1 CPF, 4AJL, 3 AAM e 1 CPE produzidos em 20/02/2013;4 AJL, 1 NPE e 3 DAM produzidos em 21/02/2013;4 CPE, 3DAM e 1 CPE produzidos em 22/02/2013, e; 1 CPE, 4 AAM e 3 AJL produzidos em 23/02/2013.
A empresa informou ainda que, para troca de produto e fornecimento todas as informações necessárias, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) está à disposição pelo telefone 0800 517 542. O horário de atendimento é de de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, das 7h30 às 13h30.
Operação confirma fraude em leite
O recall anunciado pela Vonpar nesta terça-feira (28) foi realizado menos de três semanas depois da operação Leite Compen$ado, comandada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), que prendeu, no primeiro dia da ação, oito pessoas acusadas de adulterar lotes de leite no estado gaúcho.
Na época, uma das formas de adulteração constatada foi a adição de ureia, que possui formol em sua composição. A substância era utilizada para compensar a perda nutricional do leite acarretada pela adição de água no produto, com o objetivo de aumentar o volume transportado.
Amostras coletadas durante três meses de investigação em supermercados apontaram fraude em 14 lotes do produto. As irregularidades foram encontradas em lotes das marcas Italac, Bom Gosto, Mumu, Latvida comercializados apenas no RS.
Depois do escândalo, a Justiça aceitou denúncia do MP-RS contra 13 pessoas envolvidas no esquema de adulteração. Análise
No início desta semana, os primeiros resultados da análise feita no leite vendido no Paraná não apontaram indícios de fraude. Foram avaliadas 10 amostras de quatro marcas sob suspeita de adulteração: Líder, Mu-Mu, Cativa e Polly. As duas últimas, produzidas pela londrinense Agroindustrial Cooperativa Central (Confepar).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora