Os escombros do prédio que abrigava o antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, em Curitiba, estão sendo removidos, desde o início deste mês, por uma empresa especializada contratada pela Invespark Administração e Participações, proprietária e administradora do terreno. O entulho estava no local desde a demolição da construção, em dezembro de 2012.
A 6ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu, em junho deste ano, uma liminar que proibia qualquer intervenção ambiental no espaço, que é Área de Preservação Permanente - APP. A determinação judicial não foi derrubada. A Invespark alega que apenas está retirando o entulho, mas não vai alterar a vegetação ou o curso d'água das três nascentes do terreno.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente da prefeitura (SMMA) informou, por meio de assessoria, que autorizou a retirada do material porque não estaria desrespeitando a determinação da Justiça, pois esta proíbe especificamente as alterações ambientais.
Procurado pela reportagem, o Ministério Público (MP), que moveu a ação, não se pronunciou a respeito do tema.
Destino da área
O diretor de incorporações da Invespark, Eduardo Quiza, afirma que a empresa ainda não sabe exatamente o que será construído no lugar do hospital. Provavelmente, segundo o diretor, o local vai abrigar um complexo residencial e comercial. Quiza assegura, no entanto, que as determinações ambientais serão respeitadas.
"Ainda não temos certeza quanto a prazos ou outros detalhes da obra. Mas nunca foi nossa intenção desrespeitar qualquer regra ambiental, vamos agir dentro da legislação", garante Quiza.