Entidade beneficente sem fins lucrativos, o Erasto Gaertner é um hospital especializado em tratamentos contra o câncer, sendo considerado como referência nacional. Classificado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia, registrou, em 2004, mais de 200 mil atendimentos e 670 mil procedimentos, que incluem consultas, cirurgias, quimioterapias e radioterapias.
O centro médico recebe pacientes de todo o Sul do país e possui uma intensa participação em pesquisas internacionais. "Os casos mais complexos e raros são encaminhados para nós, que temos aqui a cobertura integral para todos os tipos de tratamento oncológico", afirma o médico e superintendente do hospital, Luiz Negrão Dias. No entanto, entre encaminhamento, avaliação e tratamento, a espera do paciente pode chegar a um mês.
Segundo Dias, mais de 15 % dos novos casos diagnosticados anualmente no Paraná são tratados no Erasto Gaertner. "Temos cerca de 5 mil novos casos todos os anos e tudo o que é necessário para o tratamento." Ainda assim, o superintendente admite que o hospital trabalha sempre com a capacidade máxima de atendimento. "Os casos crescem de 3% a 5% ao ano e, por isso, precisamos de novas ampliações", confirma. Um bloco anexo serviria para amenizar o problema. O investimento necessário é de R$ 10 milhões. "Temos uma campanha para arrecadar dinheiro para a nova construção, mas ainda estamos longe do valor necessário", lamenta Dias.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora