Na Escola Municipal Professora Alméde Baridotti Galdino, em Campo Largo, os professores fizeram uma abordagem ampla da Gazeta do Povo em sala de aula, analisando a estrutura das notícias e, ao final do processo, os alunos produziram seus próprios textos tendo como base todo o aprendizado construído. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano com todas as turmas do ensino fundamental. A escola recebe o jornal pelo apadrinhamento da Caterpillar.
Para Viviane Coração, diretora do colégio, a importância do projeto se dá pelo incentivo à leitura e à criticidade das turmas. “O projeto será trabalhado em todas as turmas, pensando na estrutura do jornal, suas editorias, sua elaboração e detalhando cada tipo de texto apresentado para uma ampliação do conhecimento dos alunos. Desse modo, proporciona-se o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo a partir de cada leitura. ”
Na prática, o trabalho foi dividido em nove etapas, sendo a primeira delas uma aproximação entre aluno e periódico. Na fase inicial, os estudantes manusearam o jornal, conheceram a história da Gazeta, da imprensa paranaense e realizaram uma pesquisa com as famílias acerca dos hábitos de leitura de cada um. Ao final da etapa, e com os dados da pesquisa em mãos, produziram um texto coletivo.
Repórter mirim
Durante as fases seguintes foram realizadas diversas atividades individuais ou em grupo: trabalho com gráficos, estrutura dos cadernos, estrutura da notícia, editorial, manchete, leitura relâmpago, comparações entre diferentes jornais e editorias, entre outros. A oitava etapa foi o momento no qual os alunos vivenciaram a experiência de ser um jornalista.
Cada turma, de 1º a 5º ano, ficou responsável por um tema pré-determinado pela Secretaria de Educação do município e deveria realizar uma entrevista com algum especialista da área. Segundo relatou a diretora Viviane, foram trabalhados com os alunos os pontos relevantes de uma entrevista: para que servem, quem são os entrevistados, como são realizadas, o que precisa para entrevistar alguém, quais os objetivos, entre outras questões.
Ao final de oito ciclos de atividades, faltava ainda o último, importantíssimo para recompensar o esforço na realização de um trabalho conjunto, de professores e alunos: publicar o relato daquilo que realizaram na Gazeta do Povo! Nós da Gazeta nos sentimos honrados por fazer parte desse processo tão importante para a formação das crianças e jovens da nossa terra.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião