Alunos da Escola Municipal Professora Alméde Baridotti Galdino se familiarizam com a estrutura do jornal.| Foto: /Divulgação

Na Escola Municipal Professora Alméde Baridotti Galdino, em Campo Largo, os professores fizeram uma abordagem ampla da Gazeta do Povo em sala de aula, analisando a estrutura das notícias e, ao final do processo, os alunos produziram seus próprios textos tendo como base todo o aprendizado construído. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano com todas as turmas do ensino fundamental. A escola recebe o jornal pelo apadrinhamento da Caterpillar.

CARREGANDO :)

Para Viviane Coração, diretora do colégio, a importância do projeto se dá pelo incentivo à leitura e à criticidade das turmas. “O projeto será trabalhado em todas as turmas, pensando na estrutura do jornal, suas editorias, sua elaboração e detalhando cada tipo de texto apresentado para uma ampliação do conhecimento dos alunos. Desse modo, proporciona-se o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo a partir de cada leitura. ”

Publicidade

Na prática, o trabalho foi dividido em nove etapas, sendo a primeira delas uma aproximação entre aluno e periódico. Na fase inicial, os estudantes manusearam o jornal, conheceram a história da Gazeta, da imprensa paranaense e realizaram uma pesquisa com as famílias acerca dos hábitos de leitura de cada um. Ao final da etapa, e com os dados da pesquisa em mãos, produziram um texto coletivo.

Repórter mirim

Durante as fases seguintes foram realizadas diversas atividades individuais ou em grupo: trabalho com gráficos, estrutura dos cadernos, estrutura da notícia, editorial, manchete, leitura relâmpago, comparações entre diferentes jornais e editorias, entre outros. A oitava etapa foi o momento no qual os alunos vivenciaram a experiência de ser um jornalista.

Cada turma, de 1º a 5º ano, ficou responsável por um tema pré-determinado pela Secretaria de Educação do município e deveria realizar uma entrevista com algum especialista da área. Segundo relatou a diretora Viviane, foram trabalhados com os alunos os pontos relevantes de uma entrevista: para que servem, quem são os entrevistados, como são realizadas, o que precisa para entrevistar alguém, quais os objetivos, entre outras questões.

Ao final de oito ciclos de atividades, faltava ainda o último, importantíssimo para recompensar o esforço na realização de um trabalho conjunto, de professores e alunos: publicar o relato daquilo que realizaram na Gazeta do Povo! Nós da Gazeta nos sentimos honrados por fazer parte desse processo tão importante para a formação das crianças e jovens da nossa terra.