No município de Castro, não faltam iniciativas voltadas ao estímulo da leitura. E quando se fala em estudo da mídia, mais especificamente do jornal, pode-se dizer que as escolas estão especialistas no assunto. É o caso da Escola Municipal Professora Dalila Ayres. Segundo Suzana Bigaski, professora que conduz o projeto Ler e Pensar na instituição, o jornal é um excelente suporte de leitura.
“Por abordar fatos do cotidiano de maneira atual e com uma grande diversidade de gêneros textuais, torna-se um recurso interessante para pessoas de todas as idades – e isso inclui nossos alunos. Ele informa, coloca os estudantes em contato com a realidade e com o mundo, desperta a curiosidade para imagens e acontecimentos. E de quebra incentiva a leitura”, afirma.
Suzana utilizou a mídia como aliada no ensino das diferentes disciplinas à turma do 5.º ano. Iniciou o trabalho com a criação de um espaço coletivo de leitura, onde exemplares da Gazeta do Povo ficavam disponíveis para livre exploração. Desde o início os estudantes se demonstraram curiosos e interessados nas novidades.
Leitura crítica
Um ponto crucial para o estudo da mídia é a comparação de diferentes veículos de comunicação. Dessa maneira, ficam mais claras as intenções e opiniões dos jornalistas, compondo então a chamada linha editorial do veículo. “Trabalhamos as notícias locais de Castro com o jornal Página Um e as notícias do mundo pela Gazeta, diferenciando a estrutura dos dois. Após a leitura, montamos um painel coletivo”, revela.
Realização de telejornal, composição de gráficos e estudo dos números, descoberta da história do Brasil, jornal viajante para leitura em família, mutirão jornalístico pela escola, mural para a comunidade, teatro de vara, contação de histórias, classificados... Com as atividades, a turma envolveu toda a escola, da aula de educação física à sala de recursos, passando pelos profissionais da cozinha e da limpeza. Para além dos muros, os alunos realizaram um trabalho comunitário com a leitura do jornal no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Consulesa Helena Vandem Berg.
Resultados
“O trabalho promoveu mudanças nas atitudes, despertou a vontade de interagir e buscar nas experiências cotidianas caminhos para produzir conhecimento, em permanente interação e diálogo.”, comemora Suzana. “A escola está inserida numa comunidade carente de projetos que valorizem o mundo da escrita e da leitura. Hoje, funcionários que não tinham o hábito de ler jornal agora leem todos os dias. Muitos não têm acesso a esse material e é nesse momento que nós profissionais da educação percebemos a importância e a responsabilidade de nossa função”, conclui. A escola participa do projeto pelo apadrinhamento da CCR Rodonorte.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião