Dez lanchonetes e barracas tradicionais de cachorro quente de Curitiba atraíram milhares de pessoas de acordo com estimativas da organização para o Passeio Público. O total de 14 mil lanches foram vendidos até às 15h30, quando acabaram as fichas.
Veja fotos da Vinada Cultural que acontece no Passeio Público
Saiba o que os chefes de Curitiba acharam do evento
A primeira edição da Vinada Cultural trouxe para o parque muita gente que não frequentava o lugar há anos, como a professora Edilene Caris, de 36 anos, que trouxe o filho, de seis anos (que ainda não conhecia o Passeio). "Eu não entrava aqui há muito tempo, estou gostando de ver o lugar novamente cheio", disse.
A Vinada foi idealizada pela chef Manu Buffara (do restaurante Manu) e foi realizada pela Gazeta do Povo em parceria com a prefeitura de Curitiba, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) e Instituto Municipal do Turismo.
Todos os cachorros quentes foram vendidos a um preço fixo de R$ 6 (destes, R$ 1 será revertido à Associação Amigos do Hospital das Clínicas). "Fiquei muito surpresa com o número de pessoas, esperávamos 3 mil", disse Manu, enquanto fazia campanha com um megafone para atrair as pessoas para a barraca que apadrinhou no evento. Entre os presentes, muita gente bem-humorada como o grupo de vizinhas Stella Maris Reis, 65 anos; Isabel Lamgruber, 58 anos e Helga Gieck, 77 anos, todas aposentadas. "Moramos nas redondezas e fazemos caminhadas quase todos os dias aqui no Passeio há 20 anos e há muito tempo não víamos o parque tão alegre", disse Stella Maris.
A corretora de imóveis Gianne Maravalia, 48 anos, foi ao evento com a família inteira em um grupo de 11 pessoas. Satisfeita, ela disse que todos adoraram a festa e aproveitaram para conhecer outros cachorros-quentes da cidade.
Regata de pedalinhos
A professora Ana Elisa Freitas, 44 anos, e o filho Francisco Freitas, de 9 anos, foram os primeiros a se classificar para a final da regata de pedalinhos que fez parte da programação paralela à Vinada Cultural. "Ganhamos porque fomos muito parceiros e dedicados", declararam os vencedores, que competem novamente na semana que vem.
Na corrida, muita gente animada, participantes com torcidas personalizadas e até competidores fantasiados como os comerciantes Antonio Silva, 63 anos, e Jordina Silva, 53 anos. O casal vai todos os dias ao parque e resolveu participar porque adora o espaço e quer que ele seja melhor valorizado.
O humorista Miau Carraro narrou a regata de forma divertida, enquanto o secretário do Meio Ambiente Renato Lima tocava o sino da largada.
Os turismólogos Dario Paixão, 37 anos, e a esposa Angelica Paixão, 26, e os amigos Gustavo Bonvin e Bruno Ruppel, de 20 anos, e o casal Murilo Cesar da Silva, 18 anos, e Fernanda Ramos, 15, também venceram e se classificaram para a final.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), se divertiu com a animação dos participantes. "É bom ver as pessoas retomando esse sentimento de pertencimento à cidade", disse.
* * * * *
Programe-se
Confira as atrações:
11h Regata de Pedalinhos
11h Lançamento do livro Parques e Bosques Urbanos de Curitiba
13h Willian Tupan faz apresentação musical com voz e violão
14h a 14h30 stand up comedy do humorista Pedro Lemos
14h a 17h Apresentação do malabarista Yamba Canfield
15h45 a 17h45 apresentação do gaiteiro Benê Chiréia, do grupo Troupe da Gaita
Vinada Cultural no Passeio Pùblico
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião