Dez lanchonetes e barracas tradicionais de cachorro quente de Curitiba atraíram milhares de pessoas de acordo com estimativas da organização para o Passeio Público. O total de 14 mil lanches foram vendidos até às 15h30, quando acabaram as fichas.
Veja fotos da Vinada Cultural que acontece no Passeio Público
Saiba o que os chefes de Curitiba acharam do evento
A primeira edição da Vinada Cultural trouxe para o parque muita gente que não frequentava o lugar há anos, como a professora Edilene Caris, de 36 anos, que trouxe o filho, de seis anos (que ainda não conhecia o Passeio). "Eu não entrava aqui há muito tempo, estou gostando de ver o lugar novamente cheio", disse.
A Vinada foi idealizada pela chef Manu Buffara (do restaurante Manu) e foi realizada pela Gazeta do Povo em parceria com a prefeitura de Curitiba, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) e Instituto Municipal do Turismo.
Todos os cachorros quentes foram vendidos a um preço fixo de R$ 6 (destes, R$ 1 será revertido à Associação Amigos do Hospital das Clínicas). "Fiquei muito surpresa com o número de pessoas, esperávamos 3 mil", disse Manu, enquanto fazia campanha com um megafone para atrair as pessoas para a barraca que apadrinhou no evento. Entre os presentes, muita gente bem-humorada como o grupo de vizinhas Stella Maris Reis, 65 anos; Isabel Lamgruber, 58 anos e Helga Gieck, 77 anos, todas aposentadas. "Moramos nas redondezas e fazemos caminhadas quase todos os dias aqui no Passeio há 20 anos e há muito tempo não víamos o parque tão alegre", disse Stella Maris.
A corretora de imóveis Gianne Maravalia, 48 anos, foi ao evento com a família inteira em um grupo de 11 pessoas. Satisfeita, ela disse que todos adoraram a festa e aproveitaram para conhecer outros cachorros-quentes da cidade.
Regata de pedalinhos
A professora Ana Elisa Freitas, 44 anos, e o filho Francisco Freitas, de 9 anos, foram os primeiros a se classificar para a final da regata de pedalinhos que fez parte da programação paralela à Vinada Cultural. "Ganhamos porque fomos muito parceiros e dedicados", declararam os vencedores, que competem novamente na semana que vem.
Na corrida, muita gente animada, participantes com torcidas personalizadas e até competidores fantasiados como os comerciantes Antonio Silva, 63 anos, e Jordina Silva, 53 anos. O casal vai todos os dias ao parque e resolveu participar porque adora o espaço e quer que ele seja melhor valorizado.
O humorista Miau Carraro narrou a regata de forma divertida, enquanto o secretário do Meio Ambiente Renato Lima tocava o sino da largada.
Os turismólogos Dario Paixão, 37 anos, e a esposa Angelica Paixão, 26, e os amigos Gustavo Bonvin e Bruno Ruppel, de 20 anos, e o casal Murilo Cesar da Silva, 18 anos, e Fernanda Ramos, 15, também venceram e se classificaram para a final.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), se divertiu com a animação dos participantes. "É bom ver as pessoas retomando esse sentimento de pertencimento à cidade", disse.
* * * * *
Programe-se
Confira as atrações:
11h Regata de Pedalinhos
11h Lançamento do livro Parques e Bosques Urbanos de Curitiba
13h Willian Tupan faz apresentação musical com voz e violão
14h a 14h30 stand up comedy do humorista Pedro Lemos
14h a 17h Apresentação do malabarista Yamba Canfield
15h45 a 17h45 apresentação do gaiteiro Benê Chiréia, do grupo Troupe da Gaita
Vinada Cultural no Passeio Pùblico
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast