O Departamento Nacional de Infra-Estruturas de Transportes (Dnit) liberou totalmente a passagem de veículos no km 23 da BR-476, conhecida como Estrada da Ribeira, na tarde desta quarta-feira. O trecho, entre a cidade de Tunas do Paraná e Adrianópolis, região metropolitana de Curitiba, estava interditado desde o último sábado (17), quando aconteceu um grande deslizamento de terra.
Durante a manhã desta quarta uma empresa especializada fez a detonação das rochas que atrapalhavam os trabalhos de limpeza da pista. Após a retirada das pedras maiores, equipes do Dnit limparam o restante da terra e galhos que impediam que o trânsito fosse retomado.
De acordo com o supervisor do Dnit, Ronaldo Almeida de Jares, ainda faltam algumas obras menores. "Ainda falta a reconstrução de uma barreira de contenção no local. Além disso, serão abertos bueiros e feito meio-fios na estrada", disse. Essas pequenas obras devem ser concluídas até sexta-feira.
Preocupação
Mesmo com a liberação do tráfego no km 23, outros pontos da Estrada da Ribeira preocupam o supervisor do Dnit. Ao todo foram identificados 23 pontos preocupantes ao longo do trecho. Toda a área continua sendo monitorada.
O que mais merece a atenção se localiza no km 28. "Na segunda-feira houve um escorregamento na pista. Algumas pedras e um pouco de terra chegaram a cair sobre a pista, mas não foi preciso interditar o local", disse Jares. De uma encosta de 130 metros, 90 deslizaram. Funcionários do Dnit estão trabalhando no local.
Inauguração
O trecho que liga Bocaiúva do Sul a Adrianópolis foi recém asfaltado pelo governo federal. Após anos de reclamações e pedidos da população local, a estrada foi finalmente terminada. Estava programada uma inauguração formal nesta quarta-feira com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Contudo, com o atraso das obras de limpeza da barreira que deslizou, graças as chuvas intermitentes do início da semana, a solenidade foi cancelada. "Agora que terminamos a limpeza, aguardamos uma posição da assessoria do presidente. Uma nova data será marcada de acordo com a agenda do presidente Lula", afirmou Jares.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora