Em todo o estado, estradas rurais estão em péssimas condições, transformando trajetos curtos em uma epopeia cheia de buracos recheados com lama. A situação levou prefeitos do estado a pedirem providências ao governo estadual. Representantes do Sudoeste, Oeste e da região Central do Paraná pediram na segunda-feira patrulhas rurais ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini. Eles querem integração entre as patrulhas da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com os investimentos do governo federal para manutenção das estradas. As informações são da assessoria de imprensa da Seab.
Segundo Bianchini, o atendimento nas pequenas cidades deve ser feito por meio de consórcios municipais. "Os recursos para investimentos serão mais disponíveis para consórcios", argumentou o secretário. No estado são sete consórcios intermunicipais, dos quais fazem parte 49 municípios de pequeno porte.
Enquanto isso, nada pode ser feito antes do fim das chuvas. O prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Luiz Müller, afirma que não falta maquinário na prefeitura, mas cascalho. Ele afirma ter comprado 1,5 milhão de toneladas do material para melhorar as estradas rurais. "O problema é que faz quatro meses que está chovendo, você arruma hoje e estraga amanhã. Vamos arrumar, mas milagre ninguém faz", diz.