O ex-prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald Ghisi e o ex-prefeito de Guarapuava Luiz Fernando Ribas Carli são alvos da Operação Riquixá, deflagrada nesta quarta-feira (29) do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público (MP-PR). A iniciativa investiga uma organização criminosa que atua no transporte coletivo de cidades no interior do Paraná.
A Justiça decretou mandados de condução coercitiva contra os dois, mas apenas Mac Donald foi ouvido nesta quarta, na sede do Gaeco em Foz do Iguaçu. Os promotores que comandam a investigação ainda não receberam o teor do depoimento. Já Carli estava em viagem e os promotores não têm previsão de quando irão ouvi-lo. A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos dois ex-prefeitos.
A Riquixá investiga existência de organização criminosa no transporte coletivo no interior do Paraná. Embora o alvo da operação seja os sistemas de ônibus de Guarapuava e Maringá, houve prisões de pessoas ligadas ao sistema de Curitiba e região metropolitana.
A reportagem tentou contato com os dois ex-prefeitos, mas eles não foram localizados para falar sobre o caso.
Outro caso
O atual prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB), também é investigado pelo Ministério Público. Ele foi citado em um depoimento da Operação Pecúlio, que apura supostos pedidos de propina em troca de contratações de empresas pela prefeitura.