Começou a ser veiculado nas redes sociais um vídeo educativo (veja abaixo) para ajudar no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chicungunha. O vídeo, publicado nas páginas oficiais do Facebook do Brasil e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), traz orientações para acabar com os criadouros do mosquito, como não deixar água parada, e pede para que as recomendações sejam compartilhadas com amigos e vizinhos. Esta é a primeira campanha do gênero realizada pelo Facebook na América Latina.

CARREGANDO :)

“O Ministério da Saúde não tem hoje capacidade técnica nem liderança de comunicação para enfrentar sozinho a epidemia de zika vírus. Por isso é muito importante essa campanha de mobilização social do Facebook com Abrasco”, disse o vice-presidente da Abrasco, Mário Scheffer.

O vírus zika é o principal alvo da iniciativa por conta da relação dessa doença com a microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro, que pode ser associada a danos mentais, visuais e auditivos. Na semana passada, o Ministério da Saúde informou que já chega a 3.530 número de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika. A doença já foi verificada em 724 municípios de 21 unidades da Federação.

Publicidade

“O Brasil é um dos países com maior incidência do zika vírus no mundo. Nós vemos essa campanha como uma forma de levar informações importantes às pessoas e ajudar a colaborar para que a doença não se torne uma epidemia”, afirmou o diretor de políticas públicas do Facebook Brasil, Bruno Magrani.

Em 2015, o Brasil registrou 1.649.008 casos prováveis de dengue e 863 mortes em decorrência da doença. Segundo o ministério, no ano passado, houve 20.661 casos confirmados ou sob investigação de febre chicungunha.

#SaiZika: Uma Campanha do Facebook e Abrasco

O Facebook e a ABRASCO lançam hoje uma campanha para ajudar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do chicungunya e do zika vírus.Você sabe o que é o zika? Assista ao vídeo da campanha e vamos todos contra o zika!!!#SaiZika

Publicado por Facebook em Segunda, 18 de janeiro de 2016
Publicidade